Iberdrola busca soluções que integrem energia solar e atividades rurais

O vencedor assinará um acordo de colaboração e poderá experimentar seu projeto.
Iberdrola busca soluções que integrem energia solar e atividades rurais

O grupo Iberdrola, por meio do Perseo (Programa de Startup Internacional), está buscando soluções sustentáveis de baixo custo e ecologicamente corretas para combinar a implantação de usinas fotovoltaicas e atividades do setor primário em áreas rurais. A empresa identifica este tipo de solução como energia agrovoltaica.

O grupo planeja investir 150 bilhões de euros até 2030, elevando sua capacidade renovável para 95 GW até o final da década. 

Atualmente, geração solar fotovoltaica é um dos principais pilares de crescimento da empresa, resultando na instalação em 2020 de 874 MW de nova capacidade solar como contribuição para atingir cerca de 35 GW de capacidade renovável instalada a nível mundial. 

Segundo a empresa, o objetivo da iniciativa é identificar soluções competitivas e inovadoras que permitam conciliar as centrais solares fotovoltaicas com atividades relacionadas com a agricultura, horticultura, pecuária, piscicultura ou apicultura em tais.

Além disso, a equipe de especialistas da divisão Renováveis ​​da Iberdrola busca soluções que promovam a economia local, especialmente nas regiões com desafios demográficos representado pelo despovoamento progressivo, ao mesmo tempo que continua a lutar contra as alterações climáticas e a apoiar a transição energética.

As propostas, que serão analisadas por especialistas da Unidade de Negócios Renováveis da Iberdrola, devem explorar a combinação da geração solar fotovoltaica com a agricultura ou horticultura; gado; piscicultura; e apicultura ou outros métodos de polinização. 

Elas devem propor soluções que contribuem para melhorar ou otimizar a produtividade do terreno e que levam a uma melhor gestão da água, otimização de temperatura, fornecimento de calor e refrigeração para instalações e processos.

Além disso, devem oferecer custos de investimento competitivos em comparação com as soluções fotovoltaicas convencionais e proporcionar que as soluções operadas remotamente e que permitem uma gestão totalmente autônoma.

O prazo para envio das propostas termina dia 11 de junho e o vencedor será anunciado em setembro. O selecionado firmará um acordo de colaboração para o desenvolvimento de uma prova de conceito com a Perseo, ou qualquer outra empresa relevante do grupo Iberdrola, que assumirá os custos e fornecerá ao vencedor o apoio técnico necessário, dando acesso às infra-estruturas e dados reais para testar a solução.

Para se inscrever clique aqui. Para obter mais informações entre em contato com [email protected].

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal