Igrejas em Curitiba serão abastecidas por energia solar

Usina inaugurada em maio abastecerá 135 paróquias e 400 capelas da Arquidiocese da cidade
Igrejas em Curitiba serão abastecidas por energia solar
A usina fica localizada na região de Orleans em Curitiba. Foto: Prefetura de Curitiba/Reprodução

A Arquidiocese de Curitiba (PR) inaugurou uma usina de energia solar. A estimativa é que o empreendimento gere até 180 mil kWh ao mês e deve atender cerca de 700 UCs (unidades consumidoras).

A Usina de Energia Solar Padre Baggio é composta por 2,4 mil painéis fotovoltaicos e abastecerá comunidades e paróquias de dez cidades da grande Curitiba. A planta deve reduzir em até 70% as contas de energia das 135 paróquias e 400 capelas que fazem parte da Arquidiocese de Curitiba.

O projeto é inspirado na encíclica de 2015 Laudato Sí, do Papa Francisco, na qual o pontífice faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

De acordo com Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, cerca de dois terços da energia consumida nas paróquias e capelas da Arquidiocese serão abastecidas por esta usina.

Os investimentos do projeto foram de R$ 6 milhões. Deste total, R$ 2 milhões foram doados pelo padre Baggio e o restante do investimento foi fruto da contribuição das paróquias. É estimado que o tempo de payback da usina seja entre quatro e cinco anos.

Dom Reginei Modolo, bispo auxiliar de Curitiba, lembrou que a Laudato Sí é direcionada não somente à Igreja, mas à toda a humanidade no sentido de conciliar o desenvolvimento econômico com a questão ecológica. “A situação que vemos no Rio Grande do Sul é um alerta para a importância dessa reflexão”, afirmou.

“A usina solar que estamos inaugurando representa justamente essa resposta ecológica à energia limpa e às necessidades das comunidades ligadas à Arquidiocese”, completou.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Frederico Tapia
Frederico Tapia
Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal