5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Importância da estrutura de fixação no sistema fotovoltaico

Engenheiro de produtos na 2P Acessórios destaca que a estrutura é o alicerce para que o gerador se mantenha resistente

Autor: 13 de dezembro de 2021Brasil
Importância da estrutura de fixação no sistema fotovoltaico

Objetivo das estruturas é assegurar de que os painéis não se desprenderão de onde foram instalados. Foto: reprodução

Vemos a estrutura do sistema fotovoltaico como a fundação de um edifício: é o alicerce para que o gerador se mantenha resistente: bem fixo e em boas condições de geração.

Esta é a análise de Raphael Vaz, engenheiro de produtos na 2P Acessórios. De acordo com ele, na aquisição de um gerador fotovoltaico, muitas vezes observa-se o cliente comparando potência e eficiência de módulos, tecnologias de inversores, strings ou MLPE e eficiência.

“Porém, raramente é questionada a qualidade dos suportes de fixação que manterão o sistema seguro: matéria-prima utilizada nos produtos, resistência aos ventos, corrosão, sobrecarga instalada sobre o telhado, etc.”, disse.

“Apesar de ter um custo relativamente baixo, quando comprado ao custo do gerador (em torno de 10% do gerador é referente à estrutura), ainda percebemos uma falta de conhecimento na escolha dos suportes”, relatou Vaz.

Estruturas de fixação instaladas em telhado. Foto: reprodução

Módulos fotovoltaicos são colocados no telhado do empreendimento. Foto: reprodução

Segundo o especialista, o uso de matéria-prima não adequada para regiões corrosivas, falta de estudo referente à carga dinâmica dos ventos e a falta de manutenção preventiva periódica são alguns dos problemas que serão encontrados em instalações daqui a pouco tempo.

“O principal objetivo das estruturas de fixação é assegurar de que os painéis não se desprenderão de onde foram instalados. O fabricante não pode assegurar de que a edificação suporta tal sobrecarga de onde será realizada a instalação. Então, cabe sempre ao engenheiro responsável pela obra avaliar se o local a ser instalado comporta o gerador”, explicou.

Processo de instalação das estruturas de fixação. Foto: reprodução

Na visão de Vaz, também é muito importante que a estrutura atenda a todos os requisitos impostos pelo fabricante do módulo fotovoltaico. “Manuais de instalação exigem uma distância mínima entre telha e módulo para ventilação, a fim de garantir que seu sistema gere conforme o esperado”.

“Já vimos muitos casos de perdas por aquecimento, sistemas sendo interrompidos devido ao superaquecimento, e em caso gravíssimo, incêndio e perda de parte do gerador”, completou.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.