Importância da estrutura de fixação no sistema fotovoltaico

Engenheiro de produtos na 2P Acessórios destaca que a estrutura é o alicerce para que o gerador se mantenha resistente
13-12-21-canal-solar-Importância da estrutura de fixação no sistema fotovoltaico
Objetivo das estruturas é assegurar de que os painéis não se desprenderão de onde foram instalados. Foto: reprodução

Vemos a estrutura do sistema fotovoltaico como a fundação de um edifício: é o alicerce para que o gerador se mantenha resistente: bem fixo e em boas condições de geração.

Esta é a análise de Raphael Vaz, engenheiro de produtos na 2P Acessórios. De acordo com ele, na aquisição de um gerador fotovoltaico, muitas vezes observa-se o cliente comparando potência e eficiência de módulos, tecnologias de inversores, strings ou MLPE e eficiência.

“Porém, raramente é questionada a qualidade dos suportes de fixação que manterão o sistema seguro: matéria-prima utilizada nos produtos, resistência aos ventos, corrosão, sobrecarga instalada sobre o telhado, etc.”, disse.

“Apesar de ter um custo relativamente baixo, quando comprado ao custo do gerador (em torno de 10% do gerador é referente à estrutura), ainda percebemos uma falta de conhecimento na escolha dos suportes”, relatou Vaz.

Estruturas de fixação instaladas em telhado. Foto: reprodução
Módulos fotovoltaicos são colocados no telhado do empreendimento. Foto: reprodução

Segundo o especialista, o uso de matéria-prima não adequada para regiões corrosivas, falta de estudo referente à carga dinâmica dos ventos e a falta de manutenção preventiva periódica são alguns dos problemas que serão encontrados em instalações daqui a pouco tempo.

“O principal objetivo das estruturas de fixação é assegurar de que os painéis não se desprenderão de onde foram instalados. O fabricante não pode assegurar de que a edificação suporta tal sobrecarga de onde será realizada a instalação. Então, cabe sempre ao engenheiro responsável pela obra avaliar se o local a ser instalado comporta o gerador”, explicou.

Processo de instalação das estruturas de fixação. Foto: reprodução

Na visão de Vaz, também é muito importante que a estrutura atenda a todos os requisitos impostos pelo fabricante do módulo fotovoltaico. “Manuais de instalação exigem uma distância mínima entre telha e módulo para ventilação, a fim de garantir que seu sistema gere conforme o esperado”.

“Já vimos muitos casos de perdas por aquecimento, sistemas sendo interrompidos devido ao superaquecimento, e em caso gravíssimo, incêndio e perda de parte do gerador”, completou.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal