Painéis com potência inferior: Inmetro afirma que novas ações de fiscalização serão realizadas

Em entrevista exclusiva ao Canal Solar, João Nery Filho, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, detalhou que outros equipamentos fotovoltaicos também deverão ser fiscalizados
Painéis fotovoltaicos com potência inferior Inmetro afirma que novas ações de fiscalização serão realizadas
Diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, João Nery Filho. Foto: Agência Brasília

Na semana passada, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a realização de uma operação inédita que identificou irregularidades em painéis fotovoltaicos comercializados no Brasil.

Ao menos um equipamento apresentou potência significativamente inferior à declarada pelo fabricante do produto na etiqueta. A operação abrangeu os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

Em entrevista exclusiva ao Canal Solar, João Nery Filho, diretor de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro, falou sobre a importância deste tipo de fiscalização para manter a qualidade e a conformidade dos produtos disponíveis no mercado nacional.

O executivo também confirmou que o Instituto planeja realizar novas fiscalizações pelo Brasil e que o cronograma já está sendo planejado, de modo que outros equipamentos – além dos módulos fotovoltaicos – também sejam alvo das operações.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Sede do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Foto: Divulgação/Inmetro

Canal Solar: Essa ação fiscalizatória será recorrente? Existem outros estados planejados como alvos para futuras operações?

João Nery Filho: Esse é um segmento que vem ganhando espaço no Brasil, e estamos dedicando uma atenção especial a ele. O Inmetro tem a autoridade para realizar ações de fiscalização em todo o território nacional e está definindo o calendário das próximas etapas.

Como essa ação de fiscalização foi idealizada, estruturada e executada?

O Inmetro segue um procedimento padrão para suas fiscalizações, baseado na estratégia de vigilância de mercado, o que é rotina nas atividades do órgão. Elas são realizadas com o apoio dos seus 24 órgãos delegados e duas superintendências.

Quais foram os ensaios laboratoriais realizados pelo Inmetro no modelo reprovado por apresentar uma potência significativamente inferior à declarada? Qual era a potência real identificada nos testes?

Os ensaios foram realizados por um laboratório acreditado pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro, cobrindo os requisitos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 140/2022.

Além dos painéis solares, o Inmetro planeja fiscalizar outros equipamentos que fazem parte de um sistema de energia solar, como inversores e baterias?

Atualmente, o foco está nos módulos fotovoltaicos. Estamos elaborando os requisitos de segurança e eficiência energética para esses outros componentes, de modo que eles também possam ser fiscalizados no futuro.

Como vocês classificam a importância dessa operação e por quê?

A missão do Inmetro inclui fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da melhoria da qualidade e da segurança dos produtos e serviços. Assim, o Inmetro tem a responsabilidade de proteger os consumidores, assegurar a qualidade dos produtos e serviços e promover a segurança no mercado.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3