20 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Instituto do RJ irá instalar painéis solares para modernizar rede elétrica

Por meio de chamada pública aprovada pela Light, o IFRJ receberá reformas nos sistemas de iluminação e refrigeração

Autor: 20 de janeiro de 2021Brasil
2 minutos de leitura
Instituto do RJ irá instalar painéis solares para modernizar rede elétrica

Após a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) apostarem na energia solar para promover economia e sustentabilidade, chegou a vez do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) implementar um programa de eficiência energética. 

Por meio de projeto, aprovado em chamada pública promovida pela Light, o Campus Pinheiral, localizado no Vale do Paraíba, interior do RJ, receberá reformas que vão modernizar os sistemas de iluminação e de refrigeração, incluindo a instalação de uma usina solar. 

De acordo com a Light, a estimativa é que o instituto tenha uma economia de aproximadamente R$ 119 mil por ano na conta de luz com a construção da planta fotovoltaica. 

Ademais, serão substituídas mais de 1,5 mil lâmpadas ineficientes e cem luminárias convencionais por iluminação LED na universidade. A iniciativa tem recursos do PEE (Programa de Eficiência Energética), regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“O projeto é bom para todos. Por meio dele, a Light fomenta o consumo consciente da energia elétrica no Brasil, e o IFRJ moderniza suas instalações, que ficam mais seguras, além de reduzir seus gastos com a conta de eletricidade e a manutenção do local”, destacou Cleverton do Vale, Gerente de Inovação, P&D e Eficiência Energética da Light.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.