Instituto do RJ irá instalar painéis solares para modernizar rede elétrica

Por meio de chamada pública aprovada pela Light, o IFRJ receberá reformas nos sistemas de iluminação e refrigeração
20-01-2021-canal-solar-Instituto do RJ irá instalar painéis solares para modernizar rede elétrica

Após a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) apostarem na energia solar para promover economia e sustentabilidade, chegou a vez do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) implementar um programa de eficiência energética. 

Por meio de projeto, aprovado em chamada pública promovida pela Light, o Campus Pinheiral, localizado no Vale do Paraíba, interior do RJ, receberá reformas que vão modernizar os sistemas de iluminação e de refrigeração, incluindo a instalação de uma usina solar. 

De acordo com a Light, a estimativa é que o instituto tenha uma economia de aproximadamente R$ 119 mil por ano na conta de luz com a construção da planta fotovoltaica. 

Ademais, serão substituídas mais de 1,5 mil lâmpadas ineficientes e cem luminárias convencionais por iluminação LED na universidade. A iniciativa tem recursos do PEE (Programa de Eficiência Energética), regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“O projeto é bom para todos. Por meio dele, a Light fomenta o consumo consciente da energia elétrica no Brasil, e o IFRJ moderniza suas instalações, que ficam mais seguras, além de reduzir seus gastos com a conta de eletricidade e a manutenção do local”, destacou Cleverton do Vale, Gerente de Inovação, P&D e Eficiência Energética da Light.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal