19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

International Solar Alliance lança programa para implantação de sistemas FV

ISA está procurando empresas para avaliar o potencial dos países membros e reunir recursos para a instalação de usinas

Autor: 16 de setembro de 2022Oportunidades
4 minutos de leitura
International Solar Alliance lança programa para implantação de sistemas FV

ISA tem como foco trabalhar para o consumo eficiente de energia solar. Foto: Envato Elements

A ISA (International Solar Alliance) lançou o Programa ISA nº 04, denominado “Scaling Solar Rooftops” (Dimensionamento de Telhados Solares), que tem como objetivo promover, avaliar o potencial, harmonizar a demanda e reunir recursos para rápida implantação de sistemas on-grid e off-grid.

Neste contexto, a entidade anunciou que está procurando por empresas para ajudar a alcançar os objetivos mencionados por meio da avaliação do potencial de geração própria de energia fotovoltaica nos países membros da ISA (América Latina e Caribe), conforme detalhamento dos itens abaixo.

  • Estipular o perfil energético do país, por meio de relatório de avaliação, para identificar a prontidão do país na ampliação do programa;
  • Segmentar os possíveis beneficiários, suas demandas energéticas e capacidade de pagamento, bem como suas infraestruturas e proximidade com subestação;
  • Elaborar relatório sobre políticas de financiamento de energia solar do país membro;
  • Averiguar os regulamentos de energia solar existentes no país membro e identificar desafios junto a ministérios ou agências;
  • Elaborar projetos adequados de energia solar em consulta com ministério ou departamento correspondente;
  • Auxiliar na organização de programas de treinamento e workshops;
  • O relatório de avaliação só será aceito mediante anuência do país membro;
  • Preparação de documentos padrão do projeto, como documento de licitação, contrato de compra de energia e contrato de concessão (sempre que necessário);
  • Preparação de relatório de projeto detalhado financiável dos locais finais dos sistemas no país membro, com detalhes do levantamento do local, engenharia da planta, diagramas de linha, etc.

Para a elaboração dos relatórios acima mencionados, a International Solar Alliance afirmou que a companhia deve interagir com as principais partes interessadas, como reguladores, concessionárias de energia e empresas de distribuição de energia do país membro.

O escopo exato do trabalho, no caso, seria finalizado pela ISA conforme a exigência do país. Como critérios de elegibilidade, são requeridas as seguintes qualificações:

  • Requisitos específicos: conclusão de capacidade acumulada mínima de 500 kW de projetos de geração distribuída e equipe técnica qualificada para conceber, projetar e formular as etapas requeridas acima. O membro principal da equipe deve ter no mínimo cinco anos de experiência no setor de energias renováveis;
  • Requerimentos gerais: realização de pesquisas detalhadas, incluindo demanda de energia e padrão de consumo de edifícios governamentais, telhados industriais, comerciais, institucionais e residenciais. Além disso, envolvimento com políticas de energia renovável e normas técnicas do setor, experiência em modelos de negócios e mecanismos de financiamento.

Com relação aos detalhes do envio, os mesmos são:

  • Perfil da companhia;
  • Certificado de Registro;
  • Declaração de Conformidade para Requisito Específico/Geral, conforme mencionado na Cláusula de Elegibilidade, juntamente com provas documentais contra cada requisito;
  • Lista e valor dos projetos realizados nos últimos três anos com os dados de contato do cliente que podem ser contatados para mais informações sobre seus comentários sobre os contratos;
  • Lista e valor de projetos em andamento com a ISA (se houver) e outra organização nacional/multinacional com detalhes de contato dos clientes e índice de conclusão atual de cada projeto em andamento.

Período de contratação

Segundo a ISA, o período de contratação será de 2 anos a partir da data de concessão. Além disso, qualquer extensão de tempo deve ser decidida mutuamente com base no progresso do trabalho.

Inscrição e prazo para submissão

O endereço para submissão de propostas é: [email protected]. O formato é em PDF e o idioma em inglês.

Referente ao prazo, o mesmo é até 20 de setembro de 2022. As empresas interessadas podem obter mais informações no endereço de e-mail a seguir: [email protected].

Sobre a ISA

A International Solar Alliance é uma aliança de 121 países signatários, que se encontram total ou parcialmente entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. O objetivo principal é trabalhar para o consumo eficiente de energia solar para reduzir a dependência de combustíveis fósseis .

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.