2 de dezembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.47GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 7,33GW

Intersolar 2021: painéis de alta potência e inversores híbridos

Aldo Solar apresentou novidades para o setor solar e anunciou a entrada no mercado de microinversores

Autor: 21 de outubro de 2021outubro 26th, 2021Intersolar 2021
Intersolar 2021: painéis de alta potência e inversores híbridos

A Aldo Solar apresentou, durante a Intersolar 2021 – que aconteceu de 18 a 20 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) – algumas novidades para o mercado de energia solar. 

Entre os destaques, estão os novos painéis da Jinko Solar, inversores on-grid da Growatt, a entrada da Aldo no mercado de distribuição de microinversores, além da nova calculadora solar com geração de leads.

Soluções Jinko Solar

Estiveram em exposição no estande da Jinko Solar os módulos fotovoltaicos da fabricante. Entre eles, o painel tipo N com tecnologia Ho 2.0 de 620 W com eficiência de 22,18%.

Além disso, no estande da Aldo estavam expostos os modelos da família Jinko Solar Tiger Pro, com destaque aos painéis de 530 W e 540 W, considerados entre os mais tecnológicos, eficientes e competitivos da categoria:

  • Painel Jinko Solar Tiger Pro Bifacial de 530 W 144 Células Monocristalino Half Cell com 20,6% de eficiência.
  • Painel Jinko Solar Tiger Pro Mono Facial de 540 W 144 Células Monocristalino Half Cell com 20,94% de eficiência  

Com relação as principais características desses dois modelos, a empresa destacou a alta eficiência do painel Tiger Pro de 540 W e a bifacialidade do painel de 530 W com backsheet transparente, promovendo a diminuição de peso e maior geração de energia (até 25%) captada pela parte traseira do módulo. 

Em instalações maiores, de solo e grandes usinas, esses painéis otimizam o ROI e entregam um excelente custo-benefício.  

Soluções Growatt

Referente a Growatt, o destaque ficou por conta dos novos inversores on-grid da Série X com 10 anos de garantia:

Linha MIN

  •  Modelos Monofásicos 220 V de 8 kW com 2 MPPTs e de 10 kW com 3 MPPTs.

Linha MID

  • Modelos Monofásicos 220 V de 1 5kW e 20 kW ambos com 4 MPPTs
  • Modelos Trifásicos 380 V de 15 kW, 20 kW e 25 kW com 2 MPPTs e 36 kW com 4 MPPTs.

Linha MAC

  •  Modelos Monofásicos 220 V de 25 kW, 30 kW e 36 kW ambos com 3 MPPTs e 12 entradas
  • Modelo Trifásico 380 V de 60 kW com 3 MPPTs e 12 entradas.

Linha MAX

  •   Modelo Trifásico 380 V de 75 kW com 7 MPPTs e 14 entradas.

Linha MAX-X

  • Modelos Trifásicos 380 V de 100 kW e 125 kW com 10 MPPTs e 20 entradas
  • Modelo Trifásico 800 V de 250 kW com 12 MPPTs e 24 entradas.

Inversores fotovoltaicos Growatt on-grid da Série X com 10 anos de garantia. Imagem: reprodução

Inversores fotovoltaicos da Growatt em exposição no estande da Aldo Solar. Imagem: reprodução

Carregador para VEs da Growatt

Também foi possível conhecer na Intersolar 2021 a nova aposta da Growatt para o mercado automotivo, com o carregador EV Thor Smart para VEs (veículos elétricos) de 220 V com potência de 7,4 kW equipado com cabo e conector Tipo 2. Essa solução é Plug and Play e funciona com todas as marcas de carros eletrificados plug-ins.

Além disso, a solução oferece comunicação via RFID, Wi-Fi e monitoramento por app com vários parâmetros de controle como: demanda de uso, temporizador, capacidade de carga, taxa de cobrança, entre outras funções de gerenciamento smart.

Carregador EV Thor Smart para veículos elétricos de 220 V. Imagem: reprodução

Baterias de lítio Growatt

Para o segmento off-grid, a Growatt anunciou as suas novas baterias Hope de Lítio Ferro Fosfato LiFePO4, capazes de armazenar 4,8 kWh de energia elétrica, DoD de 93% e 3,5 mil ciclos. As mesmas possuem garantia de 5 anos e vida útil 5 vezes maior que uma bateria de chumbo ácido.

Otimizadores Tigo Energy

Também ficaram disponíveis na Intersolar os novos modelos dos otimizadores Tigo. Entre as suas principais funções está o fato de potencializar o gerador solar trazendo maior rendimento energético com MPPT ao nível de módulo. 

Ademais, oferece maior geração com redução de perdas por sombreamentos, maior visibilidade do sistema com monitoramento individual de cada painel solar e maior segurança por meio da função de desligamento rápido dos módulos em situações de riscos. Podem ainda ser utilizados seletivamente e são compatíveis com todas as marcas de painéis e inversores solares do mercado.

Tigo apresentou seus novos modelos dos otimizadores na Intersolar 2021

Entrada no mercado de microinversores

Uma das grandes novidades que foram anunciadas pela Aldo na Intersolar 2021 foi a entrada da empresa no mercado de distribuição de microinversores a partir do acordo com a chinesa Ningbo Deye. 

Assim, a Aldo passa ser um hub da Deye no Brasil com estoque local e pronta entrega para o mercado de geração distribuída. Entre os produtos, a companhia destacou o novo microinversor Deye SUN2000, que traz versatilidade, eficiência, segurança e modularidade em projetos fotovoltaicos. 

Com potência de 2 kW e 4 MPPTs propicia maior eficiência ao sistema com a otimização individual de cada painel solar, além de possuir Wi-Fi integrado dispensando o uso de hardware externo para comunicação e monitoramento reduzindo, consequentemente, os custos e simplificando a instalação. O produto oferece, ainda, 15 anos de garantia e assistência técnica local no Brasil.

Inversor fotovoltaico Deye possui potência de 2 kW e 4 MPPTs

Bomba solar submersível Grundfos

Durante a feira, a Aldo anunciou uma parceria com a Grundfos. No estande, ficaram disponíveis as bombas SQFlex da companhia, para o bombeamento solar de águas submersíveis, altamente eficazes, resistentes e com custo zero de energia.

Calculadora solar da Aldo 

Um outro lançamento da Aldo na Intersolar, exclusivo para os revendedores Aldo Crazy Card, foi a Calculadora Aldo Solar, que gera leads, agenda visitas técnicas, simula crédito e financiamento.

De acordo com a distribuidora, trata-se de uma ferramenta de “geração de negócios”. Além de fazer uma simulação do gerador solar, também possibilita analisar o crédito com uma “pré-aprovação” de financiamento pelo Santander. E assim, o consumidor interessado e qualificado poderá avançar no orçamento final, solicitando uma visita técnica.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Um comentário

  • Estive na Inter Solar e vi o quanto este mercado tem a crescer.
    Foi uma experiência única.
    Euque edtou entrando no mercado de Energia Solar como representante de uma empresa do ramo.
    Vi o quanto tenho a aprender.
    Mas fiquei mais confiante com o que vi na Inter Solar.
    E parabéns pela reportagem.
    Muito boa mesmo

Comentar