Dia 2 Intersolar Europe: módulos BIPV e baterias com IA

Canal Solar continua a percorrer os estandes para conferir as novidades da exposição
Dia 2 Intersolar Europe
The smarter E Europe é a maior feira para a indústria de energia na Europa. Imagem: Canal Solar

O The smarter E Europe, com as suas quatro exposições individuais – Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe – espera receber mais de 115 mil visitantes de todo o mundo no evento até sexta-feira (21).

A feira oferece aos participantes a oportunidade de descobrir as últimas tendências, tecnologias e modelos de negócios, e de interagir com grandes players da indústria fotovoltaica, de armazenamento de energia e mobilidade elétrica.

O Canal Solar esteve presente no primeiro dia da exposição, trazendo novidades para o mercado brasileiro. E hoje, no segundo dia de feira, continua a percorrer os estandes da Intersolar Europe.

Módulos all-black e coloridos

A DAH Solar apresentou os módulos fotovoltaicos full-screen all-black de 460 W e eficiência de 22.64%. O equipamento não conta com bordas – o que evita o acúmulo de sujidade e aumenta a geração de energia.

Além disso, exibiram os painéis coloridos de 380-430 W – focados em BIPV, podendo ser desenvolvidos com diversas colorações diferentes. De acordo com Felipe Santos, diretor de Vendas LATAM da DAH Solar, tais módulos estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir de agosto.

Outro produto enfatizado pela fabricante foi o sistema SolarUnit – módulo e microinversor integrados, otimizando o tempo de instalação, melhor performance e microinversor com uma das maiores eficiências do mercado (97,5%).

Módulo colorido da DAH Solar. Foto: Canal Solar
Painel all-black da DAH Solar. Foto: Canal Solar

Garden, Snow e Fence PV

A Sunova Solar marcou presença na feira com várias novidades para o mercado europeu. Entre os destaques estão o módulo para jardim (Garden PV), que é móvel, possui estrutura própria e capacidade de até 800 W, podendo ser instalado pelo próprio proprietário.

Foto: Canal Solar

Outro destaque é o módulo para neve (Snow PV), que é bifacial e possui estrutura específica para suportar a neve. Além disso, a Sunova apresentou o módulo para cercas (Fence PV), um painel projetado para uso como cerca.

Painéis solares da Sunova expostos no evento. Foto: Canal Solar

Recorde mundial de eficiência de 30,1%

A LONGi anunciou um novo recorde mundial de eficiência de 30,1% para sua célula solar tandem de silício-perovskita de nível comercial com wafer de tamanho M6, durante a Intersolar Europe 2024. A célula foi certificada pelo Fraunhofer ISE (Instituto Fraunhofer de Energia Solar).

O anúncio ocorre menos de uma semana após a LONGi revelar um recorde de 34,6% de eficiência na SNEC EXPO 2024, em Xangai, superando o recorde anterior de 28,6% em wafers M4. He Bo, Diretor de P&D do LONGi Central R&D Institute, destacou que esse avanço não só aumenta os limites de eficiência das células tandem, mas também demonstra a viabilidade comercial da tecnologia.

Módulos tandem de perovskita

A europeia Soli Tek, empresa sediada na Lituânia, exibe seu novo módulo tandem de perovskita, resultado da parceria com a Oxford PV. A empresa, uma das últimas fabricantes de energia fotovoltaica do continente, diz que o painel estará disponível no fim do ano e que ultrapassará 24% de eficiência.

JA Solar lança soluções de armazenamento

Em relação ao mercado de baterias, a JA Solar esteve presente no evento e anunciou uma novidade para o setor: está expandindo seu portfólio de equipamentos com soluções de armazenamento de energia.

Soluções de armazenamento da JA Solar. Foto: Canal Solar
Aplicação all-in-one da JA Solar. Foto: Canal Solar

Segundo a companhia, os produtos também estarão em exposição no Brasil no The smarter E South America – que será realizado no Expo Center Norte de São Paulo entre 27 e 29 de agosto. A fabricante também apresentou seu portfólio de módulos fotovoltaicos para os participantes da feira.

Inversores string baseados em plataformas próprias

A fabricante SMA trouxe seu mais recente lançamento, os inversores string baseados em plataformas próprias em todos os segmentos. O Sunny Central Flex é o destaque da empresa e oferece flexibilidade na combinação de inversores de bateria, inversores fotovoltaicos e elementos CC para eletrolisadores, atingindo até 7,5 MW de potência nominal quando utilizado totalmente para energia fotovoltaica.

A solução combina um conversor DC-DC, um inversor, um transformador de média tensão e um disjuntor em um único contêiner de 40 pés. Segundo a SMA, o equipamente permite o acoplamento DC de sistemas de armazenamento de bateria, melhora a eficiência e reduz custos. 

Além disso, é uma das primeiras plataformas de inversores centrais em grande escala para projetos solares de grande escala a usar tecnologia de carboneto de silício e melhora o gerenciamento de calor e atinge uma eficiência de conversão DC-DC de até 99,5%. 

fabricante SMA chegou a ser premiada no The smarter E AWARD 2024, na categoria Energia Fotovoltaica, com o Sunny Central FLEX

Novo rastreador para rotação de painéis

A Axial lançou um rastreador de linha dupla SlopeSync. Essa tecnologia permite que cada seção do tubo de torque apresente uma inclinação ou orientação diferente, assegurando a contínua rotação e alinhamento dos módulos fotovoltaicos.

Limpador de módulo fotovoltaicos

A empresa italiana BP Metalmeccanica destacou que os limpadores solares da empresa são equipados com escovas de 5 metros de altura – projetadas para limpar eficientemente módulos fotovoltaicos, independentemente de estarem úmidos ou secos.

Esses dispositivos incluem um braço telescópico que suporta escovas com até 7,4 metros de comprimento, demonstrando uma solução robusta para manutenção avançada de sistemas fotovoltaicos.

Sistema de bateria aprimorado com IA

A Omnispower Europe, em parceria com a Inion Software e EIKO POWER, apresentou um novo BESS na Intersolar Europe. O sistema é projetado para operar com eficiência em climas extremos.

O produto, que já foi testado com sucesso em Pádua, na Itália, possui integração com inteligência artificial em seu sistema de gerenciamento de energia, desenvolvido pela Inion Software. 

BESS de ‘degradação zero’

A fabricante CATL detalhou mais sobre o Tener BESS durante um workshop da empresa na Intersolar Europe. Durante a palestra, foram destacados dois benefícios significativos do BESS.

A primeira foi uma densidade de 6,25 MWh de capacidade de armazenamento de energia por contêiner de 20 pés. O segundo benefício é que as células da bateria não sofrerão degradação durante os primeiros cinco anos de operação.

Desay Battery, Tecloman e Gamesa Electric apresentam novas soluções 

A Desay Battery, fornecedora global de soluções de armazenamento de energia, apresentou novas soluções durante a feira, incluindo células proprietárias de baterias, soluções de armazenamento comercial e industrial, sistemas de armazenamento de energia residencial e produtos para data centers com fonte de UPS (alimentação ininterrupta), juntamente com suas soluções de energia limpa. 

Já a Tecloman realizou palestras para apresentar as soluções de tecnologia de armazenamento de energia. Além disso, a empresa também exibiu seu novo sistema móvel de armazenamento de energia, o Cubox. 

Equipado com baterias de íon-lítio de alta densidade e sistemas inversores de alta eficiência, a solução pode ser integrada com geradores para resolver problemas de baixa carga e é ideal para ambientes sensíveis a ruído.

Por fim, a Gamesa Electric apresentou np evento o inversor de bateria híbrida Prometeus PCS-E. O aparelho baseia-se no inversor central Prometeus, e opera a 1.500 V para energia solar em escala de serviço público.

Powerwall 3 da Tesla é lançada com inversor híbrido integrado

A Tesla está presente na Intersolar Europe e exibiu seu novo lançamento, a Powerwall 3. Segundo a companhia, o equipamento é uma evolução significativa em relação à Powerwall 2, que estava no mercado há cerca de dez anos. 

A nova versão se destaca por incorporar um inversor híbrido internamente, eliminando a necessidade de um dispositivo externo, como na versão anterior.

Ao Canal Solar, a empresa informou que a Powerwall 3 possui uma capacidade de 13,5 kWh e uma potência de até 11,04 kW, sendo oferecida inicialmente na versão monofásica. A companhia já está trabalhando no desenvolvimento de uma versão trifásica. O inversor integrado conta com três MPPTs, tornando o sistema ideal para aplicações residenciais. O equipamento pesa 130 kg.

Embora ainda não haja planos concretos para a distribuição da Powerwall 3 no Brasil, a empresa mantém interesse no mercado brasileiro. Considerando o apreço de Elon Musk pelo país, é possível que o produto seja lançado no Brasil em 2025.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal