2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Intersolar México 2022: eficiência energética no setor hídrico

Em paralelo à feira de energia solar, acontece o Aqua Tech e a Expo Verde

Autor: 9 de setembro de 2022Mundo
4 minutos de leitura
Intersolar México 2022: eficiência energética no setor hídrico

Em todas as falas foi destacado que o setor tem muito a contribuir para a crise de energia que afeta o mundo

Com informações de Carlos Trotta

A Intersolar México 2022 teve início na última quarta-feira (6) reunindo vários players do setor fotovoltaico, muitos já conhecidos pelo nosso setor no Brasil e outros que estão sendo apresentados neste grande evento no México.

O evento acontece no Centro de Convenções CItibanamex, um local extremamente moderno e preparado para receber grandes eventos aqui na Cidade do México. Em paralelo à Intersolar, dois outros eventos completam a grade de eventos focados em energias renováveis: o Aquatech Mexico e o The Green Expo.

Aquatech Mexico

O primeiro evento está focado na pegada de água cinza, a economia circular no setor hídrico, o direito humano à água, as ações de eficiência energética no setor hídrico e a água inteligente.

Hoje, a água é um grande desafio no México. O Plano de Água no México prevê que até 2030 serão necessários 91 bilhões de metros cúbicos de água quando apenas 68 estiverem disponíveis.

Além de ser um grande desafio, apenas 47% das águas residuais são tratadas e reutilizadas com uma infraestrutura desatualizada que causa vazamentos e riscos de poluição.

A comissão de água da Câmara dos Deputados do México aprovou a proposta em novembro de 2018 para aumentar o orçamento de 2019 para 52,2 bilhões (US$ 2,59 bilhões), um aumento de 95% em relação ao ano anterior.

The Green Expo

A The Green Expo é a principal exposição e congresso onde soluções e novas tecnologias são apresentadas por empresas ecológicas e sustentáveis aos setores público e privado, que buscam produtos e serviços atualizados, criando assim uma indústria sustentável e rentável.

A tecnologia e as soluções apresentadas pelas empresas do meio ambiente, energia renovável, água e habitação verde estão gerando benefícios econômicos e estão estabelecendo os padrões para o futuro no México.

No primeiro dia houve a solenidade de abertura com a participação de todas as entidades organizadoras e em todos os discursos foi colocado a importância do setor solar para que o mundo possa se tornar cada vez mais sustentável.

Em todas as falas foi destacado que este setor tem muito a contribuir para a crise de energia que afeta todo o mundo, mostrando a força que o mercado fotovoltaico tem em todos os países e o quanto ele pode crescer nos próximos anos.

Para quem participou da Intersolar South America 2022 em São Paulo (SP), nos dias 23 a 25 de agosto deste ano, com certeza poderia estranhar o primeiro dia da Intersolar México 2022, com público bem diferente em quantidade da exposição no Brasil, mas por outro lado um público ávido por querer conhecer mais o setor, que tem um grande potencial de crescimento no país mexicano.

O pavilhão que concentra os três eventos em conjunto contou com participações de instaladores, epcistas, como também empresas de outros setores que visam entrar neste setor, buscando informações sobre produtos e tecnologia.

Quanto aos expositores, além de muitos já conhecidos, foi possível ver muitas entidades e associações com foco em meio ambiente participarem como expositores, mostrando que cada vez mais o setor solar tem o foco em cuidar do meio ambiente.

Segundo relato de participantes, o momento atual do governo do México não prioriza investimentos no setor de energias renováveis, porém é de consenso que independente do governo esta área tem tudo para crescer nos próximos anos.

Em relação às tecnologias de inversores, o público mexicano conhece bem os sistemas on-grid, mas buscam, como visto em outros países, entender mais sobre os sistemas híbridos com armazenamento.

Sobre a Intersolar

A Intersolar México faz sua estreia em 2019 como a principal fonte do setor para as maiores tendências de tecnologia e melhores contatos B2B no emergente mercado solar mexicano. O evento é organizado pela Solar Promotion International GmbH, Pforzheim e Freiburg Management e Marketing International GmbH (FMMI) e Tarsus México.

Vamos trazer mais informações a cada dia do evento para que vocês possam conhecer um pouco mais o mercado de energia solar no México.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.