Inversor solar com carregamento de veículo elétrico chega ao Brasil

“Somos extremamente privilegiados com a instalação do inversor com carregador de veículo elétrico integrado da SolarEdge
2 minuto(s) de leitura

Uma ótima notícia para o mercado de energia solar e carros elétricos no Brasil. A SolarEdge anunciou que seu inversor monofásico com carregamento de veículo elétrico está disponível no país. A solução, antes lançada apenas no mercado europeu, utiliza energia fotovoltaica e carrega até 2,5 vezes mais rápido que um carregador tradicional.

Além das vantagens relacionadas à sustentabilidade, como a redução da emissão de carbono, por exemplo, o inversor solar maximiza o uso da energia e, ao reduzir os custos com carregamento, diminui as contas de luz dos proprietários.

De acordo com a empresa, esse é o primeiro inversor e carregador 2 em 1 do mundo. Ele está disponível para pré-pedidos nos distribuidores locais nas seguintes classes de potências: 3,68 kW, 6 kW, e 9,2 kW.

Sobre o produto

O produto possui tecnologia HD-Wave SolarEdge que reduz significativamente o tamanho e o peso do inversor, atingindo eficiência recorde de 99%.

Segundo a empresa, a integração do carregador de veículo elétrico no inversor é muito simples e possibilita economia nos custos com equipamentos e mão de obra, eliminando a necessidade de eletricistas e visitas de inspeção, fiação e a instalação de um disjuntor.

A SolarEdge afirma que a solução é compatível para múltiplos conectores de veículos elétricos.

25 05 20 canal solar inversor solar com carregamento de veículo elétricoInversor solar da SolarEdge carrega até 2,5 vezes mais rápido que um carregador tradicional

Eficácia comprovada

O primeiro carregador com o inversor solar da SolarEdge foi instalado em 2018 em uma concessionária de veículos elétricos da empresa britânica Completely Green, especialista em energia sustentável.

“Somos extremamente privilegiados com a instalação do inversor com carregador de veículo elétrico integrado da SolarEdge, o primeiro do seu tipo do mundo. Não se trata apenas de um inversor fotovoltaico, ele permite que um carro seja carregado usando o máximo possível a sua própria geração solar, minimizando assim os custos com o carregamento. Este é um produto fantástico. Ficamos entusiasmados por sermos a primeira empresa da Europa a testar esse inversor solar”, afirmou um representante da Completely Green.

O sistema foi executado com o inversor SolarEdge de 2,85 kW e conta ainda com 10 módulos JA de 285 W.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal