26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Inversores com IP66, proteção de arco elétrico e gerenciador de exportação integrado

Os equipamentos incorporam muitos recursos desejados nos inversores fotovoltaicos

Autor: 4 de fevereiro de 2022Inversores
Inversores com IP66, proteção de arco elétrico e gerenciador de exportação integrado

Foto: Solis/Reprodução

A Solis introduziu no mercado brasileiro uma nova geração de inversores monofásicos da linha 5G, com potência nominal de até 6 kW. 

Além de algumas características importantes, como a presença de 2 entradas de MPPT para 14 A e a capacidade de sobrecarga até 50%, chamam a atenção três características ou recursos muito interessantes: o grau de proteção IP66 do equipamento, a presença de um gerenciador de potência integrado (EPM – Export Power Manager) e o mecanismo de proteção contra arco elétrico (AFCI – Arc Fault Circuit Interrupter).

Os equipamentos da linha 5G da Solis incorporam muitos recursos bastante desejados nos inversores.

A seguir listamos as principais características dessa linha:

  • Alta eficiência (máxima de 97,7%);
  • 2 MPPTs;
  • 50% de sobrecarga (relação de potência CC/CA);
  • 14 A por entrada, compatível com módulos fotovoltaicos de alta potência;
  • Gerenciador de potência exportada (EPM) integrado;
  • Frequência de chaveamento elevada (menor ruído de operação);
  • AFCI – proteção contra arco elétrico;
  • Ampla faixa de tensão de entrada e operação com baixa tensão.

Na sequência, vamos falar um pouco sobre os recursos de maior destaque  desta linha de equipamentos.

Proteção IP66

Possuir o grau de proteção IP66 significa que o objeto é resistente a jatos potentes de poeira ou de água. O elevado grau de proteção IP66 oferece máxima proteção para equipamentos instalados em áreas externas.

Por exemplo, é comum inversores serem instalados em paredes externas de residências, protegidos apenas pelo beiral do telhado ou por um pequeno toldo (para evitar exposição direta aos raios solares). Nas usinas de solo, é comum o inversor ser instalado embaixo dos módulos, no caso de usinas que empregam inversores descentralizados. 

São muitas as aplicações em que a construção do sistema fotovoltaico ou da usina solar pode ser simplificada se os inversores puderem ser alojados ao tempo. Embora algum tipo de abrigo ou cobertura seja sempre recomendável, como exemplificado no parágrafo anterior, nessas situações o inversor sempre fica exposto à penetração de poeira e à chuva.

AFCI – Sistema de proteção contra arco elétrico

A ocorrência de arco elétrico é um dos problemas mais temidos nos sistemas fotovoltaicos. Inversores tradicionalmente não possuem a capacidade de identificar a existência de um arco. 

Arcos elétricos são formados principalmente por maus contatos que podem existir em qualquer parte da instalação, no lado de corrente contínua. Se não for interrompido rapidamente, o arco elétrico pode originar um incêndio. Inversores que possuem o recurso AFCI integrado possibilitam máxima proteção e segurança para as instalações fotovoltaicas. 

Gerenciador de exportação de potência integrado

O EPM (export power manager), que também é oferecido como um produto independente pela Solis, agora é integrado aos equipamentos da família 5G. O EPM é uma solução para sistemas com gerenciamento inteligente de energia, tanto para uso comercial como residencial. 

O sistema permite ajustar limites de exportação de energia para a adequação do sistema a restrições da conexão com a rede elétrica, além de possibilitar a criação de sistemas fotovoltaicos para autoconsumo puro, com exportação zero de energia. 

Resumo das características

A seguir, as Tabelas 1 a 3 mostram as características encontradas na folha de dados do fabricante.

Tabela 1: Características de entrada e saída

Dados gerais e outras características

Tabela 2: Dados de eficiência e recursos de proteção

Dados de eficiência e recursos de proteção

Tabela 3: Dados gerais e outras características

Dados gerais e outras características

Solis

Solis

Fundada em 2005, Solis é um dos mais antigos fabricantes de inversores solares fotovoltaicos. A empresa tem uma equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) técnico de alto nível. Seus produtos já foram exportados para mais de 80 países no mundo.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.