
Inversores são muito sensíveis aos problemas da rede e respondem rapidamente. Foto: Solis/Divulgação
Em sistemas fotovoltaicos, podem ocorrer erros causados por problemas no lado da rede.
Os inversores são muito sensíveis aos problemas da rede e respondem rapidamente. Entre eles, as falhas de desequilíbrio da rede, embora raras, podem afetar facilmente os inversores.
Neste artigo, compartilharemos informações sobre erros de “rede desequilibrada” ou G-PHASE que aparecem em sistemas fotovoltaicos e suas soluções.
Descrição da falha
Na inicialização, o inversor Solis detectará o status da rede. Se as fases da rede estiverem desbalanceadas, o inversor se desconectará da rede e exibirá o erro “G-PHASE”.
Causas dos erros “G-PHASE”
1. Desequilíbrio de tensão no lado da rede
Rede desequilibrada é uma questão importante que causa este alarme para o inversor, pois o inversor monitora a tensão da rede em tempo real. Quando a forma da onda trifásica da rede for anormal, o inversor dará uma resposta imediata e se desconectará da rede.

Figura 1. Diagrama da forma da onda quando a rede elétrica está desequilibrada
2. Equipamentos de grande escala estão em uso, o que tem impacto na rede e torna a rede instável
Para sistemas fotovoltaicos instalados em áreas industriais, os inversores estão mais sujeitos a alarmes da rede, como sobretensão da rede, rede desequilibrada e desequilíbrio da rede. Tudo isso porque a operação de grandes equipamentos provoca distúrbios de tensão na rede, que por sua vez afetam os inversores.

Figura 2. Os problemas da rede podem ser causados pela presença de cargas próximas
Solução: Use um osciloscópio para verificar se a tensão trifásica e a forma da onda da rede estão normais. Caso contrário, registre a forma de onda e reporte-a à equipe técnica local da Solis para suporte técnico.
Possíveis causas relacionadas ao inversor
1. O cabo CA está conectado incorretamente
Durante o processo de instalação, erros podem ser causados por cabos que estão conectados incorretamente, o que causa desequilíbrio de fase no processo de injeção de energia.

Figura 3. Erro na conexão da sequência de cabos
Solução: Reconecte o cabo CA e verifique se a sequência dos fios está correta.
2. O fio AC usado no sistema fotovoltaico é inadequado
Se um cabo inadequado for selecionado durante o processo de projeto, como um cabo CA ruim feito de material de baixa qualidade ou com um diâmetro pequeno, isso pode causar problemas.
O sistema estará em contato com o metal do cabo devido ao efeito de aquecimento da corrente durante a operação de longo prazo do sistema. O filme está deformado e escurecido e a impedância é significativamente diferente, o que fará com que a tensão trifásica pareça desequilibrada e causará o alarme do inversor.
Solução: Para a seleção correta de cabos e especificações, consulte o manual fornecido com seu inversor Solis, que contém recomendações detalhadas de cabos.
3. O terminal CA do inversor está com mau contato
Se houver um problema com o terminal CA do inversor, como cabo solto, contato ruim do cabo etc, este alarme também aparecerá.
Nossa sugestão é substituir o terminal CA do inversor. A equipe de serviço local da Solis pode fornecer suporte e aconselhamento sobre isso.
Resumo
O erro G-PHASE é um tipo de problema incomum, mas pode causar o desligamento do sistema e afetar a geração de energia.
Portanto, quando essa falha ocorre em um sistema fotovoltaico solar, ela precisa ser corrigida a tempo para minimizar o tempo de inatividade do sistema. Siga as soluções fornecidas e, se necessário, utilize o auxílio da equipe de suporte local da Solis para restaurar o sistema às condições normais de operação.
As opiniões e informações apresentadas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião do Canal Solar.
