A SGBH (State Grid Brazil Holding), subsidiária da estatal chinesa State Grid Corporation, lançou nesta segunda-feira (30) a pedra fundamental uma linha de transmissão que ligará o Nordeste ao Centro-Oeste para escoar energia solar, eólica e hídrica gerada na região.
O investimento estimado é de R$ 23 bilhões, com previsão que a obra esteja finalizada em 2029, com operação comercial iniciando em março de 2030, dentro de um contrato de concessão de 30 anos. Nomeado de projeto de Ultra Alta Tensão no Nordeste do Brasil, o novo sistema interliga as cidades de Graça Aranha (AM) e Silvânia (GO), passando pelo Tocantins, em um trajeto de 1468 km.
A linha será construída com tecnologia de corrente contínua em ultra alta tensão (800 kV), e contará com duas estações conversoras e instalações de apoio. A capacidade de transmissão será de 5 milhões de kW, suficiente para atender cerca de 12 milhões de pessoas.
O lançamento oficial da obra contou com a presença de autoridades do setor, como Gustavo Ataide, secretário de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Márcio Rea, diretor-geral do ONS, o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, além de Sun Tao, presidente do Conselho da SGBH,
Leilão prevê R$ 8 bilhões em investimentos com entrada de novas linhas de transmissão
A SGBH já possui um histórico de atuação no país, sendo responsável por outras grandes obras de infraestrutura energética, entre elas, a linha que conecta a usina de Belo Monte (PA) à subestação Terminal Rio, em Paracambi (RJ).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.