2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Investimentos em renováveis precisam dobrar até 2030, aponta WMO

Organização também destaca que os aportes precisam triplicar até 2050 para o mundo atingir a neutralidade de CO2

Autor: 14 de outubro de 2022Mundo
3 minutos de leitura
Investimentos em renováveis precisam dobrar até 2030, aponta WMO

Acordo de Paris exige que 7,1 TW de capacidade de energia limpa sejam instalados até 2030. Foto: Pixabay

Na data em que se comemora o Dia do Meteorologista, nesta sexta-feira (14), um relatório divulgado pela WMO (Organização Meteorológica Mundial, sigla em inglês) alerta para a necessidade do mundo aumentar os investimentos em energias renováveis. 

Segundo a publicação, que está disponível para download em inglês, o suprimento de energia a partir de fontes limpas precisará dobrar nos próximos oito anos para limitar o aumento da temperatura mundial, em razão das consequências do aquecimento global.

No entendimento da entidade, as atuais promessas de investimentos em energia renovável representam menos da metade do que é necessário para alcançar as metas estipuladas pelo Acordo de Paris, que exige que 7,1 TW de capacidade de energia limpa sejam instalados até 2030.

Além disso, a organização aponta que os aportes em renováveis também precisam triplicar até 2050 para que o mundo consiga atingir a tão sonhada neutralidade de carbono.

Trata-se de uma meta capitaneada pela ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da Convenção do Clima, que ganhou forte mobilização mundial e que conta com o objetivo de limitar o aquecimento global ao máximo de 2°C até o fim deste século, a partir do fim das emissões de gases tóxicos até o final de 2050. 

Na avaliação de Petteri Taalas, secretário geral da entidade, o aumento dos investimentos em fontes limpas de energia pode ajudar a contribuir para a redução de até 75% das emissões de gases de efeito estufa em termos globais até 2030. 

Por isso, ele afirma que trocar as fontes poluentes por renováveis, como solar e eólica, bem como aprimorar ações de eficiência energética é vital. “O tempo não está ao nosso lado e nosso clima está mudando diante de nossos olhos. Precisamos de uma transformação completa no nosso sistema global de energia”, disse ele. 

O estudo

Desde 2019, a WOM divulga relatórios anuais com atualizações sobre o cenário climático mundial em resposta a um pedido da ONU para obter mais informações sobre as necessidades de adaptação dos países com relação ao aquecimento global. 

O relatório deste ano foi apresentado na quinta-feira (13), na Escócia. A edição teve colaborações da IAE (Agência Internacional de Energia), IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica), IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), entre outras organizações do setor privado e da sociedade civil.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.