A Jinko apresentou durante a Intersolar 2021 seu novo módulo tipo N Tiger Neo 600 Wp com eficiência de 22,18%. Segundo a fabricante, a família Tiger Neo utiliza células do tipo N fabricadas com a tecnologia TopCon.
O novo painel possui garantia de produto de 12 anos e garantia de potência de 30 anos. Ademais, o módulo tem 0,40% de degradação linear anual ao longo de 30 anos e degradação do primeiro ano limitada a menos de 1%.
A previsão é de que a companhia inicie a produção em massa do novo painel durante o primeiro trimestre de 2022. O módulo estará disponível nas versões bifacial e monofacial.
“Com uma potência de mais de 600 Wp e uma dimensão de 2465 x 1134 mm, este módulo é a combinação perfeita para diminuir o capex do sistema fotovoltaico, minimizando o custo de BOS como montagem do sistema fotovoltaico (rastreador monoaxial) e cabeamento devido à menor corrente de curto-circuito, reduzindo o tempo de instalação, aumentando o rendimento energético e reduzindo o terreno necessário devido a sua maior eficiência”, afirmou a empresa em nota.
Com o lançamento, o novo portfólio da série Tiger Neo integra três módulos de 78, 72 e 60 células, todos baseados no tamanho de célula M10 (182 mm). Segundo a fabricante, a nova série Tiger Neo é baseada no design de célula de meio corte (half-cell) visando reduzir as perdas elétricas no interior dos módulos.
Além disso, a tecnologia MBB (multibusbar) diminui a perda de resistência e aumenta a potência e a eficiência do módulo, mantendo uma baixa tensão de circuito aberto (Voc).
Ainda de acordo com a fabricante, o painel Tiger neo 72 HC é a versão TOPCon do Tiger Pro 72 HC, projetado para se adequar igualmente à geração centralizada e ao mercado de GD (geração distribuída), com as versões bifacial e monofacial. Com uma dimensão de 2278 x 1134 mm, este módulo será oferecido com uma potência mainstream de 560 Wp e uma eficiência de 21,72%.
Já o Tiger Neo 60 HC é capaz de fornecer solução de alta eficiência para o mercado de GD, na versátil dimensão de 1903×1134 mm.
Solução de armazenamento de energia
Ainda durante a Intersolar 2021, a Jinko apresentou dois tipos de sistemas de armazenamento de energia solar:
- Off -Grid de 3 kW / 7,2 kWh e 5 kW / 9,6 kWh;
- Híbrido de 3 kW / 7,2 kWh, 5 kW / 9,6 kWh e 8 kW / 19,2 kWh.
Segundo a fabricante, ambos os sistemas armazenam até 19,2 kWh, suportam 6 mil ciclos e têm dez anos de garantia. Além disso, o sistema híbrido tem tempo de resposta menor que 20 ms.
A Jinko destaca que os dois sistemas podem ser aplicados como sistema de energia de segurança, autoconsumo, gerenciamento de custo de energia por hora (horário de pico) e para controle de demanda.