Realizado no último final de semana, em Ribeirão Preto (SP), o João Rock, um dos maiores festivais de música do país, contou com uma estrutura projetada para minimizar impactos ambientais.
Pelo terceiro ano consecutivo, o evento compensou seu consumo de energia elétrica com créditos de energia renovável por meio de uma parceria com a Tereos — empresa que atua na produção de energia limpa a partir da biomassa da cana-de-açúcar.
Os créditos, certificados pelo sistema internacional I-REC, garantiram a rastreabilidade da origem renovável da energia. O evento também contou com políticas de reciclagem – que transformaram o lixo orgânico da praça de alimentação em adubo, por meio de compostagem.
A expectativa da organização era de reciclar mais de 15 toneladas de resíduos sólidos. “Ações como essa também têm caráter social: parte dos lacres de alumínio arrecadados será revertida em doações de cadeiras de rodas e de banho para entidades assistenciais de Ribeirão Preto”, informou a organização do evento.
Presença do Greenpeace
A ONG ambientalista Greenpeace também marcou presença no João Rock com uma estrutura em formato de iglu, de 6×6 metros, funcionando como lounge de descanso e ponto de distribuição de brindes e informações.
A ideia era estimular o público a refletir sobre suas escolhas e atitudes. “Nosso planeta precisa de voz, de ações e de soluções. Nós batalhamos por mudanças sistêmicas em defesa do meio ambiente, promovendo conhecimento e provocando a reflexão para melhores atitudes”, disse Luís Guilherme de Oliveira, analista de parcerias do Greenpeace.
João Rock
O João Rock é um festival de música realizado anualmente em Ribeirão Preto (SP) desde 2002. O evento reúne diversos artistas de rock, rap, reggae e MPB, sendo considerado um dos maiores festivais do gênero no país.
O nome “João Rock” é uma homenagem a bateristas de bandas de rock que compartilham o nome João ou John, como João Barone (Paralamas do Sucesso) e John Bonham (Led Zeppelin).
Na edição deste ano, o festival reuniu cerca de 60 mil pessoas para as apresentações de bandas como Planet Hemp, Barão Vermelho e BaianaSystem, segundo dados divulgados pela organização do evento.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.