27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,82GW

Johnson & Johnson investe em solar e inaugura 1ª usina no Brasil

O projeto conta com 3.240 painéis solares, em uma área de 6 mil m² – o equivalente a um campo de futebol

Autor: 30 de setembro de 2020outubro 28th, 2020Brasil
Johnson & Johnson investe em solar e inaugura 1ª usina no Brasil

A Johnson & Johnson inaugurou sua primeira usina solar na América do Sul, localizada em São José dos Campos (SP). O empreendimento foi construído pela EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da portuguesa EDP, e vai gerar 2 milhões de kWh/ano.

A usina, de 1 MWp de capacidade, está localizada dentro do maior parque fabril em área da empresa no mundo. A fazenda fotovoltaica vai gerar energia 100% renovável para compensar o consumo do centro de distribuição da companhia em Guarulhos (SP).

O projeto conta com 3.240 painéis solares, em uma área de 6 mil m² – o equivalente a um campo de futebol. A energia gerada na estrutura vai evitar a emissão de 215 toneladas de CO2 na atmosfera, volume que demandaria o plantio de 600 novas árvores por ano para ser neutralizado.

Além da geração fotovoltaica, o complexo terá uma central para recarregar carros elétricos, viabilizando outros usos de energia limpa.

Embora a Johnson & Johnson não tenha divulgado o valor do aporte para a usina, a companhia garante que este é apenas um dos passos rumo a um futuro mais verde. A empresa anunciou recentemente um investimento de US$ 800 milhões em ações sustentáveis até 2030.

EDP investe em energia solar

Desde 2017, a EDP já negociou 58,9 MWp em projetos de energia solar no país, sendo 28,1 MWp já instalados e 30,8 MWp em desenvolvimento.

Segundo a empresa, a expectativa é encerrar 2020 com 33 MWp instalados e, nos próximos três anos, triplicar os investimentos em energia solar, para R$ 300 milhões anuais.

Atualmente, a EDP possui um total de 24 projetos de energia fotovoltaica em nove estados no Brasil. O objetivo é que, até o final da década, tenha 100% da sua geração proveniente de fontes renováveis.

Além disso, a companhia está instalando 30 postos de recarregamento de automóveis elétricos da modalidade ultra rápida no estado de São Paulo, em uma iniciativa para reforçar o posicionamento da empresa e ajudar na expansão dos veículos elétricos.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.