2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Litoral norte de SP tem falta de energia devido às fortes chuvas

O Ministério de Minas Energia está monitorando e mobilizando ações para normalizar a situação

Autor: 20 de fevereiro de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Litoral norte de SP tem falta de energia devido às fortes chuvas

As principais causas das interrupções são os deslizamentos de terra e alagamentos que afetaram as redes de distribuição

Após interrupções no fornecimento de energia elétrica e apagões em algumas localidades do litoral norte do estado de São Paulo, o MME (Ministério de Minas Energia) está monitorando e mobilizando ações para normalizar a situação.

Os consumidores da região estão sofrendo com a falta de energia em decorrência das fortes chuvas que atingiram a localidade nos últimos dias. As principais causas das interrupções são os deslizamentos de terra e alagamentos que afetaram as redes de distribuição.

Segundo o MME, as áreas impactadas envolvem concessões da Elektro e EDP e as empresas já foram acionadas e estão com equipes de emergência mobilizadas e atuando na região, com o acompanhamento do MME e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Em algumas localidades, o restabelecimento já foi realizado. Em outras, as empresas não conseguiram atuar, em razão de dificuldades de acesso aos locais ou por questões de segurança, em pontos protegidos pela Defesa Civil.

Ao MME, a EDP informou que está atuando em parceria com a Defesa Civil de forma ininterrupta para atender às demandas dos Municípios de São Sebastião e Caraguatatuba e “normalizar o serviço de distribuição de energia o mais rápido possível”, destacou em nota.

No pico da contingência, a empresa teve 13,8 mil clientes desligados na região. Desses, 4,7 mil já foram restabelecidos. Nove mil clientes ainda estão com fornecimento desligado, dos quais 6,5 mil estão localizados em áreas cujo acesso está interditado pela Defesa Civil.

Por meio do Instituto EDP, a empresa também está doando colchões, roupas de cama e de banho, material de higiene pessoal e de limpeza aos municípios atingidos.

A Elektro relatou ao MME que acompanha 75 eventos nos Municípios de Ubatuba, Ilhabela e Bertioga, que atingem cerca de mil unidades consumidoras.

“As equipes estão mobilizadas para promover o restabelecimento, havendo prejuízo no acesso em algumas localidades”, reforçou em nota.

A empresa ainda destacou que está em contato com os representantes locais para o apoio das solicitações e para envio de mais equipes em pontos em que a situação possa se agravar. O acesso de trabalho para as equipes da empresa ainda continua em situação comprometida, de acordo com a Elektro.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.