A EDP, empresa de distribuição de energia no Brasil, inaugurou na quarta-feira (21), o primeiro carregador de veículos elétricos ultrarrápido público do Brasil, localizado no Shopping Serra Mar, em Caraguatatuba.
A estrutura conta com dois carregadores, sendo que um deles já garante autonomia de 100 km a partir de 15 minutos de carga. O serviço de carregamento é gratuito, porém não é descartada a hipótese de uma cobrança posterior.
O projeto Plug&Go é realizado em parceria com as fabricantes Audi, Porsche e Volkswagen, além das empresas ABB, Siemens e Eletric Mobility Brasil, com coordenação do grupo Gesel. A previsão é que o estado receba até 30 instalações do tipo, nos próximos três anos.
O empreendimento, foi aprovado na chamada estratégica da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no ano passado, está orçado em R$ 33 milhões. O objetivo é permitir o carregamento simultâneo de até três veículos, contando com as opções ultra e semirrápida.
Os equipamentos semirrápidos possuem potência de 22 kW AC, enquanto os ultrarrápidos, possuem 150 kW DC e 350 kW DC.
Durante coletiva à imprensa, Nuno Pinto, diretor da área de eletromobilidade da companhia, afirmou que o local foi escolhido devido ao fluxo de veículos vindo do Rio de Janeiro e das praias paulistas.
“Os outros postos devem ser instalados nas principais rodovias de São Paulo e interligados com eletropostos de outras iniciativas”, afirmou o diretor.
O executivo citou rodovias como Anhanguera, Bandeirantes, Fernão Dias e Régis Bittencourt, que interligam com o Interior de São Paulo, Brasília ( DF) Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
Ainda de acordo com ele, este projeto é o maior da América do Sul em termos de carregadores ultrarrápidos e, só neste ano, outros dez novos eletropostos serão instalados.
Para facilitar o processo, incluindo localização exata dos eletropostos e seu estado de funcionamento em tempo real, foi desenvolvido um aplicativo, disponível para Android e iOS.
Nuno Pinto ainda finalizou dizendo que este projeto é o maior, e pioneiro, da América do Sul em termos de carregadores ultrarrápidos e, só neste ano, outros dez novos eletropostos serão instalados.