Litoral norte paulista recebe o primeiro posto de recarga ultrarrápida

A EDP, empresa de distribuição de energia no Brasil, inaugurou na quarta-feira (21), o primeiro carregador de veículos elétricos ultrarrápido público do Brasil, localizado no Shopping Serra Mar, em Caraguatatuba.

A estrutura conta com dois carregadores, sendo que um deles já garante autonomia de 100 km a partir de 15 minutos de carga. O serviço de carregamento é gratuito, porém não é descartada a hipótese de uma cobrança posterior.

O projeto Plug&Go é realizado em parceria com as fabricantes Audi, Porsche e Volkswagen, além das empresas ABB, Siemens e Eletric Mobility Brasil, com coordenação do grupo Gesel. A previsão é que o estado receba até 30 instalações do tipo, nos próximos três anos.

O empreendimento, foi aprovado na chamada estratégica da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no ano passado, está orçado em R$ 33 milhões. O objetivo é permitir o carregamento simultâneo de até três veículos, contando com as opções ultra e semirrápida.

Os equipamentos semirrápidos possuem potência de 22 kW AC, enquanto os ultrarrápidos, possuem 150 kW DC e 350 kW DC.

Durante coletiva à imprensa, Nuno Pinto, diretor da área de eletromobilidade da companhia, afirmou que o local foi escolhido devido ao fluxo de veículos vindo do Rio de Janeiro e das praias paulistas.

“Os outros postos devem ser instalados nas principais rodovias de São Paulo e interligados com eletropostos de outras iniciativas”, afirmou o diretor.

O executivo citou  rodovias como Anhanguera, Bandeirantes, Fernão Dias e Régis Bittencourt, que interligam com o Interior de São Paulo, Brasília ( DF) Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

Ainda de acordo com ele, este projeto é o maior da América do Sul em termos de carregadores ultrarrápidos e, só neste ano, outros dez novos eletropostos serão instalados.

Para facilitar o processo, incluindo localização exata dos eletropostos e seu estado de funcionamento em tempo real, foi desenvolvido um aplicativo, disponível para Android e iOS.

Nuno Pinto ainda finalizou dizendo que este projeto é o maior, e pioneiro, da América do Sul em termos de carregadores ultrarrápidos e, só neste ano, outros dez novos eletropostos serão instalados.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal