Acompanhando o crescimento de investimentos em fonte solar no país, a Magazine Luiza fechou acordo com a GreenYellow para o fornecimento e o monitoramento de energia fotovoltaica para 214 lojas da rede. O contrato, que funciona dentro do modelo de aluguel, prevê a entrega de 9.307,1 MWh por ano.
O investimento total do projeto é de R$18 milhões e envolve a energia gerada nas usinas fotovoltaicas de Coroados e Riolândia, no estado de São Paulo, e de Florestópolis, no Paraná, que têm, juntas, 4.861 de KWp de potência instalada.
“Além da contratação de energia solar, vamos oferecer o serviço de operação e manutenção das usinas. Este é um pilar muito importante nessa parceria, pois contamos com um time especializado dedicado ao monitoramento de energia, responsável por coletar os indicadores importantes e programar as ações de manutenção das plantas”, ressaltou Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow.
Atualmente, a GreenYellow atua em oito países e possui mais de 2 mil projetos implementados em todo o mundo. No Brasil, a empresa opera desde 2013 e tem mais de mil projetos no país e mais de 30 usinas solares em construção ou operação. Até dezembro de 2019, totalizou 680 GWh no território brasileiro, o suficiente para abastecer mais de 360 mil casas em um ano.
Expansão da fonte solar no Brasil
O investimento da Magazine Luiza foi realizado na mesma semana que a rede de lojas de departamento baiana Le Biscuit divulgou a instalação de um sistema fotovoltaico no seu CD (centro de distribuição) em Salvador (BA), proporcionando uma economia de R$ 100 mil mensais.
Segundo a empresa, ao total, o CD possui uma área de quase 10 mil metros², com capacidade de mais de 1 MW de potência. A instalação foi feita pela Enersol Brasil e pode ser considerada uma das maiores instalações fotovoltaicas de geração distribuída no país, de acordo com Matthias Ogonovszky, sócio-diretor da empresa.