A empresa francesa de energia renovável Voltalia anunciou nesta quarta-feira (8) a construção das usinas Solar Serra do Mel 1 (SSM 1) e Solar Serra do Mel 2 (SSM 2), que somam 320 MW, no Rio Grande do Norte (RN). As usinas integram o complexo eólico e solar Serra Branca, localizado entre os municípios de Areia Branca e Serra do Mel, com capacidade total de 2,4 GW.
Atualmente, a Voltalia possuir cerca de 900 MW em operação no Brasil. Dentre os quais, 319 MW são provenientes dos parques eólicos (VSM 1, 2, 3 e 4) em operação. “As duas fontes de energia são complementares, uma vez que a produção eólica ocorre principalmente à noite. Com isso, pretendemos aproveitar a sinergia das fontes e compartilhamento da mesma estrutura de escoamento de energia para desenvolver projetos mais competitivos e rentáveis”, disse Robert Klein, presidente da Voltalia no Brasil, à Reuters.
Os projetos SSM 1 e SSM 2 têm cinco contratos de venda de longo prazo, incluindo para Copel e Braskem. E a previsão é que o comissionamento ocorra no primeiro semestre de 2022.
Comentários
Os comentários são moderados antes da publicaçãoOs comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.