Maior projeto com baterias no mundo entra em operação

Entrou em operação, na semana passada, o maior sistema de armazenamento de bateria do mundo, localizado na comunidade East Otay Mesa em San Diego County, Califórnia (EUA).

Atualmente, o projeto Gateway Energy Storage, implantado pela LS Power, tem capacidade operacional de 230 MW e, até o fim deste mês, deve atingir 250 MW. É estimado que sua capacidade MWh fique entre 1 GWh e 1,5 GWh.

Segundo a LS Power, a construção foi realizada pela McCarthy Building Companies, enquanto a NEC construiu o sistema com baterias LG Chem e inversores SMA.

Segundo Pedro Alves, Country Manager SMA Brazil, a participação da fabricante neste projeto consolida a posição da empresa como maior fornecedor deste tipo de solução de armazenamento no mundo.

“O estado da Califórnia tem um incentivo para o armazenamento de energia, justamente por conta da quantidade de interrupções no fornecimento de energia em algumas regiões, sendo bem significativo neste tipo de solução”, conta Alves.

“O objetivo da solução da SMA é, basicamente, melhorar a estabilidade da rede e aproveitar a geração fotovoltaica para carregar as baterias ao longo do dia, quando tem radiação solar, e fornecer energia nos momentos de pico de demanda. Então, para este tipo de projeto se tem maior segurança da rede de distribuição e por conta disso, traz melhoria nos índices de insatisfação dos consumidores, porque se diminui a incidência de apagões”, acrescenta o executivo.

“Em termo de tecnologia, a SMA utilizou uma configuração de acoplamento ac e, em parceria com o fornecedor de baterias, fornecemos todo o serviço de engenharia e comissionamento do sistema para permitir que ele performasse da melhor forma esperada da concessionária local”, conclui Alves.

Apagões na rede elétrica

De acordo com a LS Power, o projeto Gateway Energy Storage entra em operação em um momento crítico na Califórnia. Já que a crescente onda de calor no estado sobrecarrega a rede elétrica, provocando apagões contínuos.

Com o projeto, a operadora da rede elétrica do estado espera adicionar mais capacidade de armazenamento, sendo possível atender a demanda à noite, que é quando a solução fotovoltaica tem sua capacidade de captação reduzida.

Projetos em andamento

A LS Power possui diversos projetos em desenvolvimento e em construção na Califórnia e em Nova York: Diablo Energy Storage (200 MW) em Pittsburg, Califórnia; LeConte Energy Storage (125 MW) em Calexico, Califórnia; e Ravenswood Energy Storage (316 MW) em Queens, Nova York.

{loadmoduleid 230}
{loadmoduleid 346}
{rfbcomment}100%{end-rfbcomment}

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal