23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Maior projeto híbrido de energia solar e diesel do Brasil é instalado em Goiás

Sistema implantado para atender indústria alimentícia integra a rede da concessionária, usina FV de 5,7 MWp e termelétrica de 12 MW

Autor: 26 de fevereiro de 2024Projetos
3 minutos de leitura
Maior projeto híbrido de energia solar e diesel do Brasil é instalado em Goiás

Planta conta com 8.640 módulos da Canadian. Imagem: SSA/Divulgação

Matéria publicada na 21ª edição da Revista Canal Solar

Os custos operacionais das indústrias, especialmente no setor alimentício, são consideravelmente impactados pelas despesas com energia. Além disso, a vulnerabilidade ao fornecimento intermitente ou a falta de energia pode acarretar prejuízos expressivos para as empresas, alcançando cifras milionárias.

A crescente preocupação com os elevados custos energéticos tem impulsionado a indústria brasileira a adotar medidas mais sustentáveis. Estratégias focadas em eficiência energética e incorporação de fontes renováveis têm sido amplamente exploradas para mitigar os impactos financeiros e ambientais.

Um exemplo é o Grupo SSA (São Salvador Alimentos), uma das principais produtoras de carne de frango do Brasil, presente em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção de ovos férteis até a distribuição de produtos in natura e processados no mercado nacional e internacional.

A companhia tomou uma decisão estratégica ao investir em uma solução híbrida para abastecer sua fábrica em Nova Veneza (GO). O sistema implantado para atender a unidade fabril integra a rede da concessionária e outras duas fontes próprias conectadas junto à carga, sendo uma UFV (usina fotovoltaica) de 5,7 MWp e uma UTE (usina termelétrica) de 12 MW.

Skid da UFV: abrigo dos inversores, proteção BT e MT, transformação de 800 Vac para 13,8 kV. Imagem SSA/Divulgação

Skid da UFV: abrigo dos inversores, proteção BT e MT, transformação de 800 Vac para 13,8 kV. Imagem SSA/Divulgação

Além dos ganhos financeiros, a empresa possui outro objetivo: ter uma pegada ambiental mais leve. Segundo Henrique Fernandes Borges, engenheiro eletricista do grupo SSA, com o cenário de carga que a unidade tem atualmente, a empresa irá economizar aproximadamente 48 mil litros de diesel por mês.

“Somando isso, com a energia que deixaremos de comprar do ACL (Ambiente de Contratação Livre) e, proporcionalmente, a não utilização do Sistema de Transmissão para esta parcela, nossa economia mensal passa de R$ 570 mil”, destacou.

Ao total, o empreendimento fotovoltaico possui 8.640 módulos Canadian Solar Hiku7 de 665 W e 16 inversores Sungrow SG250HX divididos em dois skids – solução que visa concentrar em apenas um local diversos dispositivos como transformador, inversores, painéis elétricos de proteção e controle, sistemas de comunicação e estrutura do abrigo destes dispositivos.

“Esse é o maior e mais tecnológico projeto híbrido do Brasil, aplicado diretamente em um complexo industrial (consumidor final)”, avaliou Borges.

“As três fontes (concessionária, UFV e UTE) operam sincronizadas com paralelismo permanente e são controladas por um sistema de gerenciamento de energia da DEIF extremamente confiável e tecnológico, com automação de alto nível”, enfatizou.

Inversores da Sungrow utilizados no projeto. Imagem SSA/Divulgação

Inversores da Sungrow utilizados no projeto. Imagem SSA/Divulgação

Geradores Diesel Cummins de 625 kVA com controladores AGC 150 DEIF integrados ao sistema híbrido. Imagem SSA/Divulgação

Geradores Diesel Cummins de 625 kVA com controladores AGC 150 DEIF integrados ao sistema híbrido. Imagem SSA/Divulgação

Quer conferir mais informações sobre o projeto? Acesse a 21ª edição da revista.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.