O Censo QuintoAndar, realizado pelo QuintoAndar em parceria com a Datafolha, aponta que 73% da população brasileira tem interesse em ter sistema fotovoltaico em suas residências.
A vontade de ter painéis solares nas residências aparece como primeira opção, ficando a frente do interesse de ter reservatórios de captação e armazenamento de água da chuva (60%) e de possuir um sistema de câmera de segurança (59%).
A pesquisa também mostra que quem mora em apartamentos também têm muito interesse em ter um sistema de energia solar, com 74% dos votos, ficando à frente do desejo de ter uma academia (58%) e composteira doméstica (53%).
Ainda de acordo com o estudo, 97% dos entrevistados que moram em casas declararam não possuir um sistema fotovoltaico, enquanto os moradores de apartamentos representam 95% das pessoas entrevistadas.
“Certamente o principal motivo pela procura é a economia na conta de energia, já que ela tem aumentado cada vez mais. Tendo essa tecnologia, as pessoas vão se sentir mais seguras com relação às incertezas do futuro quanto ao custo de energia”, destaca Derek Wang, diretor de vendas da ZNShine Solar.
“Além disso, as pesquisas também mostram que a instalação de sistema fotovoltaico em residências valoriza o imóvel, então é realmente um ótimo investimento para pessoas que pensam no retorno financeiro a curto prazo”, completa.
“O resultado vai na direção de outras pesquisas divulgadas recentemente, como a da Brain Inteligência Estratégica, que mostrou que 66% dos compradores estariam dispostos a pagar mais por um imóvel com energia solar. Então, pelo menos no mercado de pessoa física, a demanda não falta”, destacou Marcelo Sousa, co-fundador da Geração Renovável Sustentabilidade e Energia, especialista em novos modelos de geração de energia.
Ele ainda destaca que com a Lei 14.300, que cria o Marco Legal da Geração Distribuída em janeiro deste ano, está valendo a pena tirar esse sonho do papel o quanto antes. “Isso porque até 7 de janeiro de 2023, os consumidores com painéis solares que se cadastrarem nas concessionárias como geradores de energia estarão isentos de custos de manutenção da rede elétrica até 2045”, comentou.
“Vejo bons argumentos para encontrar clientes dispostos a investir nessa alternativa e acelerar as vendas nos próximos meses”, concluiu.
Ao total, foram entrevistadas 3.816 pessoas acima de 21 anos entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
O público feminino representa 53% dos entrevistados, enquanto o masculino representa 46% e a média de idade dos entrevistados é de 45 anos. Em termos de escolaridade, 34% têm o Ensino Fundamental, 46% concluíram o Ensino Médio e os outros 20% se formaram em algum Curso Superior.
Além disso, 24% dos entrevistados estão nas classes A e B. A maioria, representando 49%, está na classe C, enquanto os 27% restantes fazem parte das classes D e E.
Uma resposta
Quem não gostaria:
1° Gratis pois vc paga com a grana mensal que iria fora pra concessionária
2° lucratividade (economia milionária) : uma conta de 1.000,00 em 30 anos daria 2.400.000,00 jogados fora pra concessionária. Sendo que 48 vezes de 1.000,00 paga e elimina mais de 85% da dívida de 30 anos……
É muita grana …….. jogada fora, por favor acordem