MEC abre licitação para construção de usina solar fotovoltaica na UFTM

O MEC (Ministério da Educação) abriu, nesta segunda-feira (14), um pregão eletrônico para a contratação de empresa especializada para fornecimento de materiais, equipamentos, instalação, configuração e comissionamento de uma usina solar fotovoltaica para a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Segundo o edital publicado, o critério adotado para a escolha da empresa será do menor preço e a planta será fracionada em mini usinas de 17 kWp integrando um total de 255 kWp, instalados nas dependências da universidade e demais unidades em Uberaba (MG). O prazo de entrega deverá ser de 180 dias corridos a contar da data do recebimento da confirmação da compra.

Os interessados em participar devem se cadastrar no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) no Comprasnet (Portal de Compras do Governo Federal) até às 9h de 24 de setembro, quando será feita a abertura da sessão pública.

Ainda de acordo com o edital, os itens devem atender determinados critérios. Os inversores, por exemplo, deverão ser trifásico com tensão entre fases de 220 V; deverão ser projetados especificamente para trabalharem com otimizadores de potência; ter conexão para internet (via cabo ou Wi-Fi); eficiência igual ou superior a 98%; entre outras características.

Além disso, poderão ser utilizados módulos fotovoltaicos na faixa de potência de 350 Wp a 415 Wp desde que atendam o total de geração pretendida; ter eficiência média da célula de 19%, ou superior; ter tecnologia PERC, 144 meias células fotovoltaicas monocristalinas; garantia de 12 anos para o produto e garantia linear de 25 anos com 83.1% ou superior; entre outros critérios.

{loadmoduleid 242}
{loadmoduleid 228}
{rfbcomment}100%{end-rfbcomment}

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal