• sáb, 20 junho, 2026
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 22,33 GW
  • GD Solar: 48,33 GW
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
logo site canal solar
Início / Notícias / Mercado agro se torna destaque para solar no Brasil

Mercado agro se torna destaque para solar no Brasil

A procura do setor no solar vem sendo destaque para a distribuidora Techlux
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Redação Canal Solar Redação Canal Solar
  • 24 de junho de 2022, às 12:45
4 min 22 seg de leitura

Segundo levantamento feito pelo Canal Solar com alguns players do mercado, o setor agro tem sido destaque para esta nova fase da energia solar no Brasil. A procura pode chegar a 200% quando comparada aos demais anos em relação às novas taxas do uso de GD (geração distribuída) no país.

O agronegócio ainda é a maior demanda no país, e em geração de renda o potencial para este setor é considerado por muitos um mar de possibilidades para o solar. Em entrevista ao Canal, Fábio Delgado, diretor comercial da distribuidora Techlux, destacou a expansão da fonte solar no segmento agro.

“Por meio dos nossos clientes, os instaladores, a gente vê uma procura muito grande de sistemas para atender o agro. Hoje em dia, você tem dois nichos: o pequeno produtor, que já entendeu que é um ótimo negócio e o grande produtor, que precisa de uma usina um pouco maior e está atrás de bons financiamentos”, relata.

“Então, já se vê uma corrida muito grande do pequeno produtor fazendo suas implantações e o grande produtor fazendo cotação. Ambos se movimentam para encontrar um bom negócio e financiamentos adequados”, acrescenta Delgado.

No Brasil, já existem financiamentos que facilitam a captação para esta energia, como por exemplo o Plano Safra realizado pelo banco BNDES, que além de fomentar o mercado nacional tem sido o responsável pela entrada de muitos produtores rurais no solar.

“A energia solar está presente em todas as áreas do agro devido aos incentivos do BNDES e de bancos privados. Então, cada vez mais o setor solar está crescendo dentro do agronegócio. Isso é bom porque é o agronegócio que move o Brasil e, a partir disso, tem uma alta demanda por energia e isso casa perfeitamente com o mercado fotovoltaico. É um apoio gigante para o setor rural.”,  conta o diretor.

Delgado ainda destacou que um diferencial do agronegócio, que é um grande positivo, é que a demanda por energia elétrica é constante, e cresce cada dia mais. “O produtor tem demanda de energia alta e está tentando cada vez mais reduzir seus custos.”, completa.

Solar no agronegócio mundial

A integração de sistemas fotovoltaicos no agronegócio não é algo exclusivo do Brasil, em Wanghu, no condado de Wulian, na China, um projeto híbrido foi responsável por trazer um sistema de armazenamento de energia.

O projeto foi desenvolvido pela fabricante de inversores Kehua Tech, onde as ervas chinesas foram plantadas sob os módulos solares gerando não apenas energia como também aumentando a eficiência energética dos recursos da terra.

Aqui no Brasil já existe uma movimentação por grande parte dos fabricantes e players do mercado em solucionar essa demanda. Segundo Delgado, a distribuidora já está trabalhando em soluções para este ambiente.

“A gente tem uma alta demanda hoje de projetos que chegam até nós solicitando inovações principalmente com o quesito de armazenamento de energia, que tem tudo a ver com essa parte do agronegócio porque a energia que chega às áreas rurais normalmente é cheia de falhas. Muitas vezes, essas falhas custam caro para o produtor”, finaliza o diretor.

Techlux se prepara para estrear na Intersolar South America e lança campanha de marketing nacional

Após completar cinco anos de atuação no mercado de energia solar brasileiro, a Techlux Distribuidora está se preparando para a Intersolar South America – a maior feira da América do Sul para o setor solar – que acontecerá em agosto em São Paulo (SP). Também participará durante todo ano em eventos e campanhas publicitárias em diversos veículos de comunicação a nível nacional para aumentar a abrangência de sua atuação.

Ainda de acordo com Delgado, em comemoração ao aniversário da empresa de 5 anos de trabalho no mercado solar, a companhia desenvolveu inúmeras atividades e entre uma das mais importantes, foi a atualização do site, deixando sua navegação mais intuitiva, aumentando assim a comunicação digital com nossos clientes.

“Atualizamos o nosso site e a nossa plataforma de orçamentos, dando mais autonomia ao integrador para montagem de kits e orçamentos, com apoio total dos vendedores, oferecendo um suporte humanizado. Nesse suporte, oferecemos também possibilidades de reuniões virtuais com a gerência e também com os fabricantes dos equipamentos para dirimir quaisquer necessidades. Essa união do inicio da cadeia de manufatura, com a ponta final, está sendo crucial para fecharmos bons negócios e levarmos aos fabricantes as verdadeiras necessidades do mercado brasileiro”, conta Delgado.

Durante a Intersolar, a empresa exibirá várias soluções dos seus parceiros. Entre eles, equipamentos das renomadas marcas: Kehua Tech, Hopewind, Sofar, Tsun e Renesola. Delgado destaca ainda que a empresa atua no Brasil baseada nos seguintes fundamentos: atendimento, suporte, pós-vendas, inovação, comprometimento e sustentabilidade.

“Baseado nos nossos pilares, oferecemos ao mercado kits personalizados com preços altamente competitivos, logística para todo o Brasil, suporte técnico especializado com troca expressa caso haja necessidade, seguro engenharia para proteger nossos parceiros de negócios e produtos de alta confiabilidade e rendimento. Essa é a nossa receita de sucesso”, conclui.

agronegócio financiamento de energia solar Mercado solar painéis solares Techlux
Foto de Redação Canal Solar
Redação Canal Solar
Conteúdo assinado por especialistas e colaboradores do Canal Solar, com análises técnicas, reflexões práticas e experiências do setor de energia solar.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Canal Solar - Quais devem ser os impactos do inverno no setor elétrico

Quais devem ser os impactos do inverno no setor elétrico?

Canal Solar - EPE publica instruções para cadastramento no LRCAP de baterias

EPE publica instruções para cadastramento no LRCAP de baterias 

Mais Notícias

Ver Mais
Canal Solar - Lei cria linha de crédito para famílias de baixa renda e MEIs investirem em energia solar em MT

Lei cria linha de crédito para famílias de baixa renda e MEIs investirem em energia solar em Mato Grosso

Canal Solar - Cemig abre seleção para investir até R$ 50 milhões em projetos de energia solar com baterias no agro

Cemig abre seleção para investir até R$ 50 milhões em projetos de energia solar com baterias no agro

Huawei e HDT lançam BESS de 241 kWh no Brasil

Huawei e HDT lançam BESS de 241 kWh no Brasil

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Projetos
  • Revista
  • Veículos Elétricos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2026 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da revista canal solar