Mercado livre alcança marca de 100 varejistas, aponta CCEE

Em 2023, as cargas representadas pelos varejistas registraram consumo de 290,8 MWmed, variação de 50% em relação ao ano passado
Energia Solar Canal Solar Mercado livre alcança marca de 100 varejistas, aponta CCEE
CCEE disponibiliza lista de todas as empresas habilitadas. Imagem: Freepik

O mercado livre de energia segue em ritmo acelerado de crescimento. Se por um lado o número de agentes está aumentando, por outro também há o avanço do número de varejistas e representados.

Na iminente abertura do mercado para os consumidores do grupo A, ligados na alta tensão, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) alcançou a marca de 100 empresas habilitadas como varejistas.

Em 2023, as cargas representadas pelos varejistas registraram consumo de 290,8 MWmed, variação de 50% em relação ao ano passado. Há cinco anos, a Câmara de Comercialização contava com apenas nove perfis habilitados que somavam apenas 12,17 MWmed de consumo.

Segundo a CCEE, vale lembrar que, conforme a Portaria nº 50/2022, todos os consumidores com demanda abaixo de 0,5 MW só podem migrar para o mercado livre sob representação dos varejistas, que atuarão como facilitadores das negociações para estas unidades consumidoras.

Acompanhe os varejistas habilitados para operar no mercado no portalCCEE. No menu “A CCEE”, acesse a seção “nossos associados”. No gráfico interativo de “Todos os Associados”, selecione a opção “SIM” no filtro “Varejista” para visualizar a lista completa e atualizada diariamente.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal