[gtranslate]

Mercado livre responde por 57% da produção de energia solar centralizada

Abraceel aponta ainda que o segmento absorveu 61% de toda a geração de fontes renováveis em novembro de 2022
24-01-23-canal-solar-Mercado livre responde por 57% da produção de energia solar centralizada
Produção das usinas solares centralizadas comercializadas para consumidores livres vem crescendo. Foto: Freepik

O mercado livre de energia foi destino de 57% de toda a produção de energia solar centralizada e de 48% da geração eólica em novembro de 2022, contra 35% e 42% respectivamente há 12 meses.

É o que apontou um levantamento da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). No total, o segmento já absorve 61% de toda a produção de usinas de geração de energia renovável. Há 12 meses, essa fatia era de 50%.

Além de ter absorvido grande parte da produção das plantas fotovoltaicas e eólicas, o mercado livre foi também destino de 97% da energia gerada por usinas a biomassa e 58% por pequenas centrais hidrelétricas em novembro do ano passado.

Segundo a Abraceel, a importância do mercado livre para comercializar a produção das usinas renováveis cresceu ao longo dos últimos 12 meses.

Entre novembro de 2021 e de 2022, o ambiente de contratação livre absorveu 33,3% a mais da geração renovável do país (9,4 GW médios agora contra 7,0 GW médios antes), considerando a produção total de empreendimentos eólicos, solares centralizados, biomassa e PCHs.

Nesse período, a produção das usinas solares centralizadas comercializadas para consumidores livres cresceu 140,4%. No caso da geração das usinas eólicas, o crescimento foi de 16,9%.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal