30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Microrrede instalada em reserva extrativista no Acre ganha prêmio internacional

Projeto da (re)energisa, que integra solar e baterias, recebeu o The smarter E AWARD 2023

Autor: 14 de junho de 2023junho 21st, 2023Mundo
5 minutos de leitura
Microrrede instalada em reserva extrativista no Acre ganha prêmio internacional

A microrrede possui uma usina de 325 kW e um sistema de bateria de íons de lítio de 829 kW. Foto: Reprodução

A Microrrede Vila Restauração, projeto da (re)energisa para fornecer energia limpa aos moradores da Reserva Extrativista do Alto Juruá, no Acre, recebeu o prêmio The smarter E AWARD 2023 na categoria “Outstanding Projects”.

Por meio dessa iniciativa, as famílias que recebiam apenas três horas de eletricidade de geradores a diesel por dia agora possuem energia renovável por 24 horas a custos 60% menores.

A microrrede é composta por uma usina fotovoltaica de 325 kW e um sistema de bateria de íons de lítio de 829 kWh. Além disso, conta com internet 4G, medidores inteligentes sem fio, plantas de biogás e dois geradores de reserva movidos a biodiesel produzido na região.

De acordo com a empresa, o sistema fornece energia limpa para cerca de 1.000 membros da comunidade e será implantado em toda a Amazônia no futuro.

“Esse prêmio nos dá o indicativo de que o Grupo Energisa está no caminho certo e mostra também que as empresas brasileiras têm total capacidade de desenvolver projetos inovadores e de destaque mundial utilizando fontes renováveis, setor em que o Brasil é forte e pode ser cada vez mais protagonista”, destacou Frederico Botelho, coordenador de Desenvolvimento de Negócios da (re)energisa.

FlexNet-EkO

O projeto de pesquisa FlexNet EkO da alemã Maschinenfabrik Reinhausen também foi um dos premiados pela The smarter. A iniciativa abre caminho para redes de distribuição mais inteligentes e ecológicas.

Em colaboração com a MITNETZ STROM e especialistas em pesquisa da região, a Maschinenfabrik Reinhausen demonstrou como os operadores podem integrar uma parcela maior de energias renováveis, estabilizar a tensão e a frequência e melhorar a operação geral da rede.

O sistema combina baterias conectadas à rede por meio de eletrônica de potência e inversores para desacoplar e otimizar as redes de baixa tensão. Esse método é mais barato e rápido do que ampliar as redes e os sistemas de transmissão. Ele também possibilita a integração mais rápida da energia solar e eólica e dos veículos elétricos.

Maschinenfabrik Reinhausen GmbH (Alemanha) - FlexNet-EkO. Foto: Reprodução

Projeto de pesquisa FlexNet EkO da empresa alemã Maschinenfabrik Reinhausen. Foto: Reprodução

Wallbox Charger

O sistema de gerenciamento de energia SIRIUS da espanhola Wallbox Charger foi o terceiro projeto premiado. Em sua sede, em Barcelona, ​​a companhia instalou o sistema como uma alternativa mais ecológica e econômica para atualizar sua infraestrutura de rede. Usando análise de dados, inteligência artificial e tecnologia de internet das coisas, a SIRIUS integra a rede elétrica com recursos de energia distribuídos.

Segundo a empresa, tal solução combina uma frota de 23 veículos elétricos Nissan Leaf com carregamento bidirecional, uma usina fotovoltaica de 400 kW e 560 kWh de armazenamento de bateria no local.

Em 2022, a Wallbox conseguiu reduzir a emissão de CO2 em 73 toneladas métricas e suas contas de energia em mais de 40%. Além disso, o SIRIUS permitiu economias de custo de meio milhão de euros em comparação com a expansão da rede por meio do design flexível e inteligente das fontes de energia descentralizadas.

Wallbox Charger, localizado em Barcelona, na Espanha. Foto: Reprodução

Sistema de gerenciamento de energia SIRIUS da empresa espanhola Wallbox Charger. Foto: Reprodução

Sobre o prêmio

O smarter E AWARD é concedido a empresas com projetos inovadores que contribuem de forma decisiva para a obtenção de um fornecimento de energia sustentável. Os vencedores e finalistas apresentarão suas inovações no The smarter E Europe 2023, que está sendo realizado em Munique, na Alemanha.

Outras premiações

A Intersolar também realizou o Intersolar AWARD, que “é concedido a empresas que contribuem substancialmente para o sucesso do setor”, segundo a organização da premiação.

“Inovações na área de energia fotovoltaica estão impulsionando a modernização da infraestrutura de energia em todo o mundo. O cobiçado Intersolar AWARD tem como objetivo homenagear essas inovações com a categoria de premiação Fotovoltaica”, afirmou a organização.

Nesta edição, foram vencedores a fabricante Huawei, com o inversor SUN2000-330KTL; a Aiko Digital Energy Technology, com seu módulos ABC; e empresa de sistemas de Metrologia Solar WAVELABS, com a solução SINUS-360 ADVANCED.

A fabricante DAH Solar foi finalista da premiação com o seu módulo full screen. “Com muita honra e alegria, ficamos entre os dez finalistas, dentre mais de 200 empresas que se aplicaram para o prêmio, com o nosso módulo full screen. Isso é motivo de muito orgulho e mostra que a empresa investe em tecnologia, pesquisa e inovação para aplicação prática dos nossos clientes”, afirmou Felipe Santos, diretor de vendas Latam da DAH Solar.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.