20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

Minas Gerais desponta na geração distribuída de energia solar

Estado ultrapassou a marca de 1 GW em potência instalada de GD solar fotovoltaica

Autor: 21 de maio de 2021Opinião
Minas Gerais desponta na geração distribuída de energia solar

Minas Gerais acaba de instalar 1 GW de energia solar. Que orgulho de ser mineiro! E muito além de me orgulhar em ser mineiro é saber que estamos no caminho de poder comemorar essa marca em todos os estados brasileiros. A energia solar não para.

Atingir esse marco é olhar para as mais de 84 mil instalações de micro e minigeração, 844 municípios com geração dessa fonte de energia, para os R$4,5 Bilhões que foram investidos para se chegar nesse número, além de toda a geração de empregos diretos e indiretos. 

Nosso setor continua crescendo mesmo com a disparada do dólar, dos custos de frete internacional e do aumento de preços na base da cadeia (aço, componentes eletrônicos, vidro, silício etc.). Curiosidade: Minas Gerais tem 853 municípios.

Esse é um número que tem menos de dez anos de vida, uma vez que a regulamentação veio com a Resolução 482 (Resolução Normativa n.º 482/2012). Mas percebe-se claramente que foram nos últimos cinco anos que houve a disparada das instalações. 

A se considerar o número de empresas entrantes no setor, seja na distribuição, na integração ou na manutenção, esse número deve dobrar em intervalos cada vez menores. 

Basta olhar o gráfico abaixo, quando tínhamos 2,48GW de capacidade total instalada no Brasil em 2019 e, com base no número de fevereiro de 2021, estamos em 8,5GW. 

Minas Gerais acaba de instalar 1 GW de energia solar. Que orgulho de ser mineiro

O mais impressionante é que estamos apenas arranhando a superfície, se olharmos para outros países com muito mais limitações de instalação do que a nossa e com capacidades instaladas muito superiores.

Celebro com alegria cada nova instalação, cada nova cidade que tem sua primeira usina instalada e vou estar presente em todos os estados para comemorar junto a marca de 1 GW.

Com a tão esperada aprovação do PL 5829/19 (Projeto de Lei n.º 5829/19), que dará a estabilidade e segurança jurídica que tanto almejamos, não custa sonhar que podemos alcançar e ultrapassar os números de geração da China, maior potência nesse mercado hoje.

Bruno Reis

Bruno Reis

Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações, com MBA Executivo em Gestão de Negócios. Diretor Comercial Genyx Solar Power.

Comentar