2 de agosto de 2021

Carrinho

DNA em inovação e desenvolvimento tecnológico

Equipe de engenharia da PHB Solar conta com doutores, mestres, engenheiros e técnicos do setor elétrico

Autor: 21 de maio de 2021Opinião
DNA em inovação e desenvolvimento tecnológico

A PHB é uma empresa com 36 anos de operação, cujo DNA é a constante inovação e desenvolvimento tecnológico de produtos com a mais alta qualidade para os setores de eletrônica, telecomunicações e energia solar.

Com esse intuito, a engenharia da PHB Solar tem um dos corpos técnicos mais fortes do mercado contando na sua equipe com doutores, mestres, engenheiros e técnicos.

A PHB nasceu com a fabricação da primeira fonte chaveada do Brasil, desenvolvida por mim. Depois foram projetados outros equipamentos eletrônicos como inversores, retificadores, conversores, etc. Com o crescimento da tecnologia solar no mundo, a PHB entrou no mercado como uma das empresas pioneiras.

A engenharia da PHB Solar ajudou a consolidar as bases do setor participando na elaboração de normas e apoiando a implementação de laboratórios para testes de inversores. Vale a pena destacar que eu fui coordenador da Comissão de estudos da ABNT 003.082.001 que trabalha nas normas técnicas para o setor fotovoltaico.

Hoje, a engenharia da PHB participa de vários projetos de pesquisa com instituições renomadas como a USP (Universidade de São Paulo) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

Como frutos dessas pesquisas, a PHB Solar desenvolveu um sistema de armazenamento em contêiner, a primeira bateria de Lítio-Íon do Brasil e um sistema de carregamento veicular.

Equipe técnica qualificada

A equipe técnica da PHB Solar é uma das mais qualificadas do setor fotovoltaico. A engenharia trabalha ativamente com os fornecedores para implementar melhorias dos produtos, analisa as tendências do mercado, participa do processo de elaboração das normas fotovoltaicas e de projetos de pesquisa.

Como exemplos do trabalho que a engenharia faz, destaco:

  • O primeiro inversor certificado pelo INMETRO;
  • Desenvolveu o próprio software de ajuste da tensão de saída do inversor;
  • Lançou o primeiro inversor monofásico string 127 do mercado;
  • Tem uma das maiores linhas de inversores trifásicos 220V do Brasil;
  • Possui uma equipe para desenvolvimento de estruturas metálicas;
  • Desenvolveu o kit mais completo do mercado.

Laboratório próprio

A engenharia da PHB Solar conta com um laboratório próprio equipado com todos os instrumentos para desenvolvimento e testes de inversores. Desta maneira é possível testar melhorias de firmware e hardware dos equipamentos.

Todos os inversores antes de serem lançados passam por uma série  de ensaios para simular diferentes condições de operação. Isso garante uma maior adaptação às condições reais da rede elétrica brasileira.

Assistência técnica

O atendimento técnico localizado no Brasil, oferece respostas rápidas aos integradores. O suporte contempla a correta instalação dos equipamentos, ajuda a diagnosticar problemas em campo, fornece documentos, manuais e certificados, analisa o acionamento da garantia e faz ajustes nos inversores.

Departamento de manutenção

Quando o problema não pode ser resolvido em campo ou o equipamento precisa de uma manutenção corretiva, contamos com um departamento técnico para conserto dos equipamentos. Este departamento analisa se a falha é coberta pela garantia e faz, se necessário, o conserto do produto.

Centro de capacitação e treinamento

A PHB Solar se preocupa com a qualidade das instalações fotovoltaicas e a necessidade de ter um mercado altamente qualificado. Por isso, conta com infraestrutura adequada para oferecer treinamentos gratuitos para todos os parceiros.

Oferece treinamentos presenciais no CT (suspensos devido à crise do Covid-19), faz webinários com temas relevantes, leva conhecimento a todas as regiões do Brasil com a Academia PHB Solar e apoia os centros de treinamentos implementados por instituições de ensino como Senai, Institutos Federais e Universidades.

A PHB Solar é mais que uma empresa distribuidora

Como pode ser observado, a PHB Solar se diferencia de muitas empresas que atuam no mercado que se focam somente na parte comercial. É uma empresa que investe no desenvolvimento tecnológico, oferece soluções aos parceiros que não dependem de terceiros.

Curso usinas solares
Ildo Bet

Ildo Bet

Sócio fundador da PHB Eletrônica em 1984. Fez graduação pela PUCPRGS em 1978 e mestrado em Eletrônica de Potência em 1981 pelo INEP - UFSC. Atuou como coordenador da ABNT/COBEI/CE003:082:001 - Comissão de Estudos de sistemas fotovoltaicos, liderando a elaboração de normas técnicas brasileiras para os inversores fotovoltaicos conectados à rede.

Um comentário

Comentar