Minas Gerais ganha recursos para ampliar geração fotovoltaica

WEG instalará fábrica em Betim que irá gerar 100 novos postos de trabalho nos próximos três anos
2 minuto(s) de leitura
22-04-21-canal-solar-Minas Gerais ganha recursos para ampliar geração fotovoltaica

Minas Gerais irá ampliar sua capacidade de energia solar. Isso porque a WEG anunciou a instalação de uma nova fábrica na cidade de Betim, voltada à produção de eletrocentros para geração solar e industriais.

Ao total, a unidade conta com 5 mil metros quadrados de área construída e vai gerar 100 novos postos de trabalho nos próximos três anos.

“Somos a maior fabricante de salas elétricas da América Latina e esta unidade será parte importante da nossa capacidade produtiva nos próximos anos”, disse Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.

“Ademais, a fábrica também fortalecerá a nossa posição em um dos mais importantes mercados de equipamentos elétricos para geração de energia e mineração do país”, ressaltou.

Leia mais: Isenção de ICMS em Minas Gerais vence em 2022

Em janeiro de 2020, a WEG adquiriu em Betim uma das mais modernas plantas fabris do Brasil para transformadores de alta tensão, voltadas principalmente para projetos e grandes linhas de transmissão.

Desde janeiro de 2021, a empresa afirmou que passou a fabricar transformadores de força, reatores shunt e autotransformadores de força com classe de tensão até 800 kV e potência de até 500 MVA. Juntas, as duas operações da companhia no município vão empregar mais de 300 colaboradores.

“A atratividade de Minas Gerais como local para os novos investimentos da WEG foi destacada após uma longa análise, que considerou diversas alternativas em todo Brasil”, enfatizou Johann.

“Contaremos com um excelente mercado, localização privilegiada, acesso a rotas estratégicas, uma cultura industrial forte, com base educacional e cursos técnicos e superiores de boa qualidade – o que nos garante mão de obra qualificada”, acrescentou. 

De acordo com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o novo projeto da WEG reforça o ambiente de negócios favorável que MG oferece. “Somos um estado amigo de quem gera emprego e renda”, concluiu.

Energia solar em MG

Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que Minas Gerais lidera o ranking estadual de geração distribuída fotovoltaica com 938 MW de potência – o que corresponde por 18,1% da capacidade total instalada no país. 

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal