MME amplia prazos de CPs sobre mercado livre e medidores inteligentes

Portarias publicadas nesta segunda-feira (6) alteram o período de contribuições das consultas públicas nº 196 e nº 198
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Tauan Alencar

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta segunda-feira (6) duas portarias que estendem os prazos para envio de contribuições a consultas públicas relacionadas à abertura do mercado livre de energia e à implantação de medidores inteligentes.

A Portaria nº 871/2025 prorrogou o prazo da Consulta Pública nº 196/2025, que trata da proposta de regulamentação da abertura do mercado livre para consumidores de baixa tensão e da criação do Supridor de Última Instância (SUI). O prazo, antes previsto para 16 de outubro, foi estendido até 17 de novembro de 2025.

De acordo com a proposta, a abertura do mercado livre começará em agosto de 2026 para consumidores comerciais e industriais, e em dezembro de 2027 para os demais consumidores. O SUI será o agente responsável por garantir o fornecimento de energia a consumidores livres que fiquem temporariamente sem contrato, assegurando a continuidade do serviço até a celebração de um novo acordo de fornecimento.

Já a Portaria nº 872/2025 prorrogou o prazo da Consulta Pública nº 198/2025, que trata da implantação de medidores inteligentes. O encerramento, inicialmente previsto para 21 de outubro, passou para 4 de novembro de 2025. A proposta estabelece que as distribuidoras instalem medidores inteligentes em 4% das unidades consumidoras no prazo de 12 meses – o equivalente a cerca de 3,6 milhões de equipamentos.

 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.