23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

MME e EPE lançam a PASI, plataforma de dados sobre sistemas isolados

Portal reunirá divulgação de dados e unificará informações entre os órgãos

Autor: 4 de março de 2024Brasil
3 minutos de leitura
MME e EPE lançam a PASI, plataforma de dados sobre sistemas isolados

A Plataforma visa compilar dados dos sistemas isolados. Foto: Wikimedia Commons/ Reprodução

O MME (Ministério de Minas e Energia), em parceria com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), lançou a versão inicial  do PASI (Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados), com o objetivo de centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos sistemas isolados e unificar as informações entre os órgãos.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 200 localidades que possuem sistemas elétricos que não estão conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional), sendo que a maioria está concentrada na região Norte.

O portal indica que cerca de 3 milhões de brasileiros dependem da geração nos Sistemas Isolados, e reúne informações em relação à quantidade de unidades consumidoras atendidas. São mais de 550 mil casas e comércios, a maior parte no Amazonas, com previsão de consumir, até o fim deste ano, 3,63 MWh. 

Outras informações presentes na plataforma são: perfil de consumo de cada Sistema Isolado por Ciclo de Planejamento, carga total e dados de perdas. 

Thiago Barral, secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, afirma que o lançamento da plataforma garante maior transparência para a sociedade e o setor sobre dados dos sistemas isolados: 

“Os dados disponíveis na plataforma abrangem características sobre o mercado, geográficos e econômicos de todos os sistemas isolados. Com isso, temos muito mais solidez para o planejamento e implementação do Programa Energias da Amazônia, trazendo redução de custos, mais qualidade da energia e sustentabilidade”, pontuou. 

A versão final do PASI está prevista para julho deste ano e contará com a inclusão de mais dois outros módulos operacionais com dados de consumo e custos de óleo diesel, entre outras informações.

O portal permitirá o início de execução do mecanismo da LPI (Livre Proposta de Interesse), que também integra o Programa Energias da Amazônia e receberá propostas de empreendedores interessados em expansão, substituição da oferta de energia elétrica existente ou complementaridade com soluções de suprimento de menor custo global, incluindo sistemas de armazenamento ou outras medidas que possibilitem a redução do gasto da CCC (Conta de Consumo de Combustíveis), que é paga por todos os brasileiros.

A EPE e o MME apresentarão um webinário no dia 20 de março, às 10h, para explorar as ferramentas da plataforma. A apresentação será pelo canal da EPE.

 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Viviane Lucio

Viviane Lucio

Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.