2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

MME instalará 62 sistemas fotovoltaicos com baterias na Terra Yanomami

Atendimento à população será garantida com uso da fonte solar e com armazenamento de energia

Autor: 27 de fevereiro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
MME instalará 62 sistemas fotovoltaicos com baterias na Terra Yanomami

Os sistemas serão instalados em postos de saúde da terra Yanomami

Mais sessenta e dois sistemas fotovoltaicos com bateria serão instalados em postos de saúde da terra Yanomami no estado do Amazonas e de Roraima, segundo o MME (Ministério de Minas e Energia).

Os dois ofícios, que autorizaram a inclusão dessas unidades no Programa Mais Luz para Amazônia, foram encaminhados à diretoria das empresas de distribuição dos dois estados, na sexta-feira (24).

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida atende a um pedido da SESAI (Secretaria de Saúde Indígena) do Ministério da Saúde e segue a diretriz do presidente de atendimento à população Yanomami.

“Precisamos reforçar o fornecimento de energia nos postos de saúde no território Yanomami, para que os profissionais que atuam nesta comunidade tenham melhores condições de atendê-la, oferecendo mais saúde, dignidade, mais chances de vida a essa população”, declarou o ministro.

Ainda segundo o MME, a medida integra as ações de enfrentamento da ESPIN (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional), em decorrência da desassistência ao povo Yanomami. A previsão é que as placas sejam instaladas o mais breve possível.

No final de janeiro, outros equipamentos desse tipo foram instalados a pedido do MME, em caráter emergencial, nas comunidades de Surucucu, Auaris, Palimiu, Serra da Estrutura, Walo Pali e Xexena, todos voltados à alimentação prioritária de unidades de saúde para atendimento aos indígenas.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.