MME anuncia resultado da chamada pública de hubs de hidrogênio para descarbonização da indústria

Foram recebidas 70 propostas, de 20 estados, em todas as regiões do país, incluindo fontes solar, eólica, etanol, biomassa, entre outras.
MME anuncia resultado da chamada pública de hubs de hidrogênio para descarbonização da indústria
As propostas de projeto melhor avaliadas poderão concorrer ao recurso do fundo internacional Climate Investments Funds – Industry Decarbonization CIF-ID. Foto: Freepik

O resultado da seleção de projetos de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono, voltados à descarbonização da indústria brasileira, foi divulgado nesta sexta-feira (20) pelo MME (Ministério de Minas e Energia).

Ao todo, foram recebidas 70 propostas, de 20 estados, em todas as regiões do país, a que incluíram hidrogênio produzido a partir de eletricidade, conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional), nas fontes solar, eólica, etanol, biomassa, entre outras.

De acordo com a Pasta, a quantidade de hidrogênio produzida por projeto variou de 1 mil a 350 mil toneladas por ano. Já para a análise das propostas, foi utilizada metodologia de avaliação que considerou as informações declaradas pelos proponentes com base em critérios de elegibilidade e de priorização, conforme previsto no edital da chamada.

A equipe técnica do MME levou em consideração aspectos técnicos, financeiros, e de potencial do projeto de hub, que incluíram o volume de hidrogênio produzido, a indicação de qual será o uso industrial do hidrogênio a ser produzido com foco em descarbonização. 

Também foram levadas em conta a localização do projeto, como polo industrial ou zona portuária, a indicação de comprador, ações de P&D (pesquisa e desenvolvimento], aspectos ambientais e a quantidade de parceiros envolvidos na proposta. 

O Comitê de Seleção coordenado pelo MME contou com a participação de representantes da Casa Civil da Presidência da República, do MF (Ministério da Fazenda), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Segundo Thiago Barral, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, os resultados indicam o grande potencial de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono como indutor da descarbonização da indústria no Brasil. 

As propostas selecionadas nesta fase, serão convidadas a participar da próxima etapa do processo, onde apresentaram detalhadamente o projeto para avaliar os dados e como os recursos do CIF-ID (Internacional Climate Investments Funds) poderão apoiar a sua viabilidade.

Para acessar o documento e conferir o resultado da chamada de hubs de hidrogênio, basta clicar aqui

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcasts. Também atua como produtora do Podcast Papo Solar e dos projetos Solar em 60 e Estude com o Canal.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3