5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Módulos da AE Solar possuem tecnologia SMART que previne o hot spot

Há um benefício duplo nesta tecnologia da fabricante: mais energia gerada e maior segurança em sistemas FV que recebem sombras

Autor: 5 de novembro de 2021novembro 23rd, 2021Brasil
Módulos da AE Solar possuem tecnologia SMART que previne o hot spot

Segundo a fabricante, a tecnologia é voltada para sistemas implementados em grandes centros urbanos

A fabricante AE Solar possui em seus módulos a tecnologia SMART. O recurso utiliza um diodo de bypass em cada célula fotovoltaica, que previne a ocorrência de hotspot e maximiza a geração de energia em caso de sombreamento.

“Com o uso da tecnologia SMART conseguimos otimizar a geração de energia ao nível de célula. Cada célula garante sua geração de energia; é um produto com um valor agregado, um pouco mais caro, mas vale a pena para essa aplicação específica”, destacou Ramon Nuche, diretor geral da AE Solar no Brasil. 

Segundo Nuche, a tecnologia é voltada para sistemas implementados em grandes centros urbanos. Além disso, o equipamento aumenta a segurança do sistema fotovoltaico, evitando hots pots (pontos quentes) por superaquecimento.

Usualmente, um painel solar possui cerca de três diodos de bypass dentro da junction box. Os dispositivos desviam a corrente elétrica de células sombreadas e ao mesmo tempo evitam a ocorrência de superaquecimento dessas células, problema que ocorre quando uma parte ou apenas algumas células dos módulos são sombreadas. 

A existência de um número maior de diodos de bypass nos módulos da AE Solar aumenta a imunidade contra as sombras e praticamente elimina a possibilidade de superaquecimento. Há um benefício duplo nesta tecnologia: mais energia gerada e maior segurança em sistemas FV que recebem sombras.

A AE Solar trabalha com os módulos monocristalinos da linha Thunder com potência de 385 W a 400 W e eficiência máxima de 21,3%. E com a linha de painéis monocristalinos Eclipse Ultra Black de até 400 W de potência e eficiência de até 21,3%.

Outra vantagem inovadora dos produtos da AE Solar é a tecnologia que evita a falsificação. “Todos os nossos produtos possuem um sistema antipirataria por meio de um chip eletrônico NFC (Near Field Communication, Comunicação por campo de proximidade). Com um aplicativo da AE Solar no celular o cliente consegue identificar se esse produto é, de fato, um produto original”, completou Nuche.

Entenda mais sobre a tecnologia da AE Solar e o problema do hot spot clicando aqui.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.