16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Monitoramento do sistema garante maior controle da energia

Com um sistema inteligente, o usuário consegue ajustar seus padrões de consumo para tirar o máximo de proveito da energia solar

Autor: 20 de agosto de 2021Brasil
Monitoramento do sistema garante maior controle da energia

O desabastecimento dos principais reservatórios brasileiros em meio à crise hídrica provocou uma alta brusca na conta de luz neste ano. Em janeiro, quando a bandeira tarifária vigente no país era a amarela, a cobrança extra de energia era de R$ 1,34 para cada 100 kWh consumidos. Atualmente, este valor é de R$ 9,49. 

No mesmo período, o número de unidades consumidoras que usufruem da energia solar aumentou de 490.500 para 709.854, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) – entre 1º de janeiro a 19 de agosto.

Além de aliviar o bolso no fim do mês, os adeptos à energia solar contam com outras vantagens. Uma delas é a possibilidade de acompanhar e monitorar o seu consumo diário. Isso é possível por meio da tecnologia dos inversores fotovoltaicos, um dos equipamentos essenciais na instalação de um sistema de energia solar.

No mercado, existem diversas opções de inversores que habilitam o consumidor a gerar sua própria energia, entre elas a SAJ. Segundo a fabricante, seus clientes contam com a plataforma eSolar. Por meio dela, é possível realizar um monitoramento de dados, manutenção remota e gerenciamento de energia inteligente.

Ainda de acordo com a empresa, os dados são visualizados por meio de um gráfico de linha, permitindo ao usuário verificar o ponto de pico e o ponto mais baixo de geração de energia e descobrir, de forma intuitiva, os períodos de pico de energia e de baixa geração de energia. 

Desta forma, ele tem uma visão geral do funcionamento do seu sistema fotovoltaico, conseguindo ajustar seus padrões de consumo em sua casa, ou, em seu negócio para tirar o máximo de proveito de sua planta.

saj-electric

A ferramenta ainda oferece suporte para configuração remota, que possibilita que os usuários finais gerenciem seu sistema de qualquer local, desde que tenha conexão com a internet, tornando o processo de manutenção, se necessário, mais conveniente ao cliente.

Além disso, se for identificado algum problema no sistema uma notificação de alarme e uma sugestão de solução para o problema será enviada ao e-mail cadastrado pelo cliente.

Monitoramento 24 horas

A série de inversores R5 da SAJ oferece uma solução diferencial de monitoramento de carga 24 horas. Além dos dados de geração fotovoltaica, os usuários também podem verificar os dados em tempo real da energia consumida; a quantidade de autoconsumo, a energia exportada e a energia eventualmente comprada da rede. 

O armazenamento de dados pela plataforma pode ser realizado mensal ou anualmente, permitindo ao usuário final analisar períodos ainda mais longos e identificar períodos e ações que tornam mais eficiente o uso de seu sistema fotovoltaico. 

Por meio da observação de seus próprios padrões de consumo e de sua própria geração de energia, esse banco de dados permite aos usuários obter os melhores resultados e conseguir um retorno do investimento inicial em um período de tempo mais curto.

Para saber mais sobre a plataforma eSolar, suas funcionalidades e o passo a passo de sua utilização acompanhe o webinário que será realizado pela SAJ no dia 26 de agosto, às 18:00 na sua página do Facebook. O evento contará com especialistas da fabricante e terá sorteio de prêmios aos participantes.

Mariana Zilli

Mariana Zilli

Atuou no Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) na mediação e no mapeamento de veículos de imprensa em funcionamento. Possui experiência como assessora de imprensa e produtora de conteúdo para redes sociais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.