Neoenergia recupera 67 milhões de kWh furtados no DF

Em nove meses, 1,5 mil locais com energia irregular foram regularizados no Distrito Federal
Neoenergia recupera 67 milhões de kWh, suficiente para abastecer cidade por 1 mês
Foto:Neoenergia/Divulgação

A quantidade recuperada seria suficiente para abastecer todas as residências e comércios de Taguatinga (DF)  por um mês. A cidade lidera o ranking de ocorrências de “gatos”, seguidas de outras regiões administrativas do DF.

Nos primeiros nove meses do ano, mais de 1,5 mil locais que utilizavam energia de forma irregular foram regularizados, com uma média de seis ocorrências por dia.

Além de impactar a qualidade do fornecimento, os “gatos” representam riscos de acidentes graves para quem realiza a prática e para a população. 

De acordo com a Neoenergia, toda a energia furtada é cobrada por meio de processos administrativos, e os responsáveis podem ser processados criminalmente. 

Em outubro, em uma ação conjunta com a PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), a Neoenergia desarticulou um esquema de adulteração de medidores de energia em motéis, o que gerou um prejuízo de R$ 860 mil. Nesse caso, a energia desviada seria suficiente para abastecer mais de 4.700 unidades consumidoras por 30 dias.

“Nosso objetivo é garantir que os clientes possam consumir energia de forma regular, segura e sem comprometer a qualidade da distribuição elétrica”, explicou Wilson Matias, supervisor de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília. Ele também destacou o aumento de fraudes em sistemas de energia solar, o que levou a empresa a reforçar as fiscalizações nesse segmento.

Além dessas ações, a Neoenergia substituiu 31 mil medidores de energia por modelos mais modernos e eficientes, substituindo equipamentos danificados ou que já haviam atingido o limite de sua vida útil. Essa atualização tecnológica contribui para um sistema de medição mais preciso e uma distribuição de energia mais eficiente.

A concessionária também destacou que denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima por meio dos canais de atendimento.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3