Após uma série de críticas, a Neoenergia Cosern anunciou a suspensão temporária da emissão do faturamento dos consumidores com sistemas de GD II e GD III que receberam contas de luz significativamente mais caras neste mês, enquanto dialoga com o Governo do Estado a respeito do tema.
A decisão foi tomada após uma reunião realizada nesta segunda-feira (17) entre a diretoria da concessionária e representantes do Procon, que registrou mais de 100 reclamações sobre o aumento repentino das cobranças.
No início de novembro, diversos usuários que adotaram a energia solar para reduzir seus gastos foram surpreendidos com faturas muito acima do habitual – em muitos casos, com valores que dobraram ou até triplicaram.
O aumento ocorreu porque a Neoenergia Cosern passou a cobrar parte da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) e o ICMS de clientes conectados após a entrada em vigor da Lei 14.300/2022, em 7 de janeiro de 2023.
Embora a cobrança esteja prevista na legislação, o impacto imediato gerou forte reação de consumidores e de órgãos de defesa do consumidor.
Segundo a distribuidora, a suspensão será mantida enquanto a empresa dialoga com o Governo do Estado para reavaliar o modelo de cobrança. “A decisão foi comunicada aos representantes dos Procons Estadual e Municipais em reunião realizada”, informou a Neoenergia Cosern.
Neoenergia Cosern encarece energia solar no RN e consumidores são surpreendidos
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