2 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Neoenergia e Rock in Rio firmam parceria em movimento pela descarbonização

Acordo tem como objetivo utilizar soluções energéticas para reduzir o impacto ambiental da indústria da música

Autor: 7 de julho de 2023Projetos
4 minutos de leitura
Neoenergia e Rock in Rio firmam parceria em movimento pela descarbonização

A cerimônia contou com representantes dos setores empresarial, artístico e governamental. Foto: Reprodução/Neoenergia

A Neoenergia firmou uma parceria estratégica com Rock in Rio e The Town, do grupo Rock World, durante evento realizado na última segunda-feira (3), no Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como principal objetivo desenvolver ações de conscientização ambiental, com o intuito de promover soluções para a descarbonização dos eventos da indústria musical.

Durante a cerimônia, representantes dos setores empresarial, artístico e governamental tiveram a oportunidade debater ações sustentáveis capazes de minimizar as emissões de carbono.

“Para uma transição energética justa e inclusiva, precisamos ampliar a geração de energia por fontes limpas, como também é necessário influenciar os jovens a respeito da produção e do consumo de outros produtos”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

O lançamento da parceria contou com a presença de Solange Ribeiro, vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade e vice-presidente da ONU (Pacto Global da Organização das Nações Unidas), além do CEO da Neoenergia.

Também estiveram presentes o CEO da Rock World, Luis Justo; da Chief Brand Reputation Officer da Rock World, Roberta Medina; da presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e conselheira da Neoenergia, Marina Grossi; e da Secretária Nacional de Mudança do Clima, Ana Toni.

Conscientização ambiental em festivais de músicas

A Neoenergia assumiu o compromisso de investir na busca por soluções energéticas para o futuro dos eventos, tendo início em 2024, com o fornecimento de energia limpa para a edição do Rock in Rio, conhecido por sua referência em sustentabilidade.

Além disso, no mês de setembro, o município de São Paulo (SP) receberá a primeira edição do The Town, dos mesmos criadores do Rock in Rio. O festival acontecerá no Autódromo de Interlagos, com uma estimativa de público de 500 mil pessoas, enquanto o clássico Rock in Rio estima receber 700 mil.

De acordo com Capelastegui, a Neoenergia estabeleceu uma meta de reduzir a intensidade de CO2 para 20 g/kWh até 2030 e atingir a neutralidade carbônica até 2050.

“Ao firmar um compromisso com um parceiro de referência internacional como o Rock in Rio, a Neoenergia reforça a credibilidade conquistada da marca e avança na estratégia de se consolidar como um dos principais líderes em soluções energéticas sustentáveis do país”, destacou Lorenzo Perales, diretor de Marketing da Neoenergia.

 

Eduardo Capelastegui (E); Luis Justo, CEO da Rock World; e Roberta Medina, Chief Brand Reputation Officer da Rock World. Foto: Fernando Alvim / Divulgação Neoenergia

Sustentabilidade educacional na prática

A Neoenergia será apoiadora oficial do evento, com um planejamento de ações sustentáveis. Por cada pessoa presente, a empresa trocará uma lâmpada convencional por uma LED em escolas, hospitais, instituições sem fins lucrativos e comunidades de baixa renda nas áreas de concessão onde a empresa atua, na distribuição de energia no Brasil.

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a proposta de utilizar a troca das lâmpadas como ferramenta de conscientização e educação.

As lâmpadas serão substituídas por modelos que economizam até 40% em relação a uma lâmpada fluorescente compacta (15W), a fim de evitar desperdícios de energia e, consequentemente, contribuir com sustentabilidade por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa.

Ainda como forma de minimizar os impactos provocados pela emissão de CO2, a Neoenergia fornecerá postes de iluminação abastecidos por energia solar para o The Town e carrinhos elétricos que serão utilizados pela organização dos festivais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Em 2006, começamos a compensar a pegada carbônica do Rock in Rio. Das 22 edições realizadas desde que foi criado, 18 tiveram suas emissões neutralizadas. Já compensamos 420 mil toneladas”, pontuou Roberta Medina, CBRO da Rock World.

“Chegou o momento em que precisamos dar um passo maior e buscar soluções inovadoras que atendam, não só, os nossos festivais, mas a indústria como um todo e a Neoenergia é o parceiro que escolhemos para entrar com a gente nessa missão”, finalizou.

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.