As distribuidoras da Neoenergia irão realizar uma operação especial para garantir o fornecimento de energia elétrica com qualidade e segurança durante todo o Carnaval.
Entre as medidas, estão o aumento das equipes e o reforço da manutenção das redes, principalmente no Nordeste, onde estão duas das maiores festas do país, na Bahia e em Pernambuco.
Além disso, a Neoenergia também lançou uma campanha para falar sobre a segurança na rede elétrica durante as festas. O projeto será aplicado no circuito Barra-Ondina, em Salvador (BA), e no bloco Galo da Madrugada, no Recife (PE).
Giancarlo Vassão, diretor executivo de Operações da empresa, destaca que as distribuidoras possuem recursos tecnológicos que podem ser acionados imediatamente em caso de ocorrências”.
Detecção e manutenção de falhas em cabos de usinas fotovoltaicas
Confira as ações por estado:
Bahia: Neoenergia Coelba, distribuidora do grupo na Bahia, reforçou ainda mais o sistema elétrico dos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. A concessionária concluiu obras estruturantes e manutenções preventivas nos três circuitos, além de garantir um esquema especial de equipes. A distribuidora também substituiu cerca de 13 quilômetros de fiação e instalou mais de 160 novos postes e transformadores nos circuitos.
Pernambuco: Neoenergia Pernambuco, aumentou em 40% o número de equipes de plantão, disponíveis 24 horas por dia nos principais pontos de animação. O COU (Centro de Operações Integradas), localizado no Recife, também terá um incremento de 20% no número de operadores, garantindo monitoramento constante das equipes de eletricistas, inspetores e engenheiros. Além disso, quatro subestações móveis estarão prontas para serem conectadas ao sistema em caso de emergência.
Rio Grande do Norte: na Neoenergia Cosern as ações de Carnaval estão contempladas no Plano Verão 2025 que começou no último trimestre do ano passado, incluiu réveillon e vai até o fim da temporada.
Os recursos estão sendo aplicados em obras, manutenções e podas preventivas, lavagem da rede elétrica nos municípios costeiros, instalação de 150 para-raios e de 40 novos religadores automáticos em áreas que abrangem aproximadamente 50 localidades com festas programadas no litoral e interior do estado. Todos os polos Carnavalescos mapeados, incluindo Natal, Parnamirim, Caicó, Tibau e Macau, serão monitorados em tempo real pelo COI, em Natal.
Distrito Federal: A Neoenergia Brasília operará em regime especial, com um reforço de 30% no contingente de técnicos de campo para restabelecimento emergencial. Foram inspecionados 986 km de rede. Para garantir a retomada mais rápida em caso de interrupções nos locais dos eventos serão alocadas equipes em pontos estratégicos.
São Paulo: Já na Neoenergia Elektro, o efetivo aumentou em mais de 20% em relação a um dia comum. A operação será monitorada em tempo real pelo COI em Campinas (SP), permitindo acompanhar o funcionamento das 159 subestações elétricas e a posição de todas as equipes em campo. A operação para o Carnaval atua principalmente nas cidades litorâneas de São Paulo e em São Luiz do Paraitinga onde ocorre um tradicional Carnaval de rua.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.