16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Nordeste bate duplo recorde de geração de energia solar fotovoltaica

Produção registrada pelo ONS na última quarta-feira (27) seria o bastante para abastecer 21,3% da demanda elétrica da região

Autor: 28 de outubro de 2021novembro 22nd, 2021Brasil
Nordeste bate duplo recorde de geração de energia solar fotovoltaica

Somente no mês de outubro foram apontados sete recordes, somando os dois novos registros

A região Nordeste registrou um duplo recorde na geração de energia solar fotovoltaica instantânea na última quarta-feira (27). O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontou o primeiro pico às 13h19min, ao verificar a geração de 2.649 MW. 

O segundo pico veio menos de uma hora depois, às 13h58, com o registro de produção de 2.675 MW. Foi 2% de aumento em relação ao índice registrado mais cedo. A quantidade de energia gerada é o suficiente para abastecer 21,3% da demanda elétrica da região naquele momento. 

Somente no mês de outubro foram apontados sete recordes, somando os dois novos registros. A energia solar representa hoje 2,2% de toda a matriz energética brasileira, mas a expectativa é que este número aumente para 2,6% até o final de 2021.

Geração distribuída solar no Brasil

Atualmente, o país possui 7,2 GW de potência operacional da fonte solar no segmento de GD (geração distribuída), segundo levantamento realizado pelo Canal Solar com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A classe de consumo com maior potência instalada é a residencial, com 3,06 GW, seguida da classe comercial (2,5 GW) e rural (992 MW). Ainda de acordo com a Agência, as regiões Sudeste, Sul e Nordeste lideram o ranking de potência instalada no Brasil, com 2,69 GW, 1,53 GW e 1,41 respectivamente.

Aline Guevara

Aline Guevara

Atuou como repórter para a VEJA Campinas, a editora Top.co e a revista Viva Saúde. Possui experiência como apresentadora, produção de vídeo, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o mercado fotovoltaico desde 2021. Jornalista graduada pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.