Projetos fotovoltaicos com capacidade instalada superior a 12 MWp, suficiente para abastecer entre 6 mil e 7,2 mil residências, serão concluídos até abril de 2025 nos estados da Bahia, Ceará e em Pernambuco.
Com um investimento de R$ 67 milhões, a GDSUN está implementando quatro projetos solares no Nordeste: Caracará (CE), Aliança (PE), Barra do Arará (BA) e Luiz Eduardo Magalhães 2 (BA).
Com áreas que variam de 42 mil a 99 mil metros quadrados, as usinas foram projetadas para operar com módulos solares, trackers e inversores.
Confira abaixo as características de cada uma delas:
Caracará (CE): a usina contará com a capacidade instalada de 3.301 MWp em área de 60 mil m², com 5.040 módulos fotovoltaicos e 90 trackers;
Aliança (PE): contará com 2.751 MWp, uma área de 42,3 mil m², além de ser composta por 4,2 mil módulos fotovoltaicos e 120 trackers;
Barra do Arará (BA): terá a capacidade de 2.751 MWp, com área de 60 mil m², além de 4,2 mil módulos fotovoltaicos e 120 trackers.
Luiz Eduardo Magalhães 2 (BA): a UFV contará com 3.301 MWp, uma área de 99,5 mil m², além de 5.040 módulos fotovoltaicos e 168 trackers.
De acordo com Simone Suarez, CEO da GDSUN, cerca de 70 a 120 empregos diretos e indiretos serão gerados ao longo da implantação das plantas solares, envolvendo equipes especializadas em engenharia, logística, suprimentos e construção.
“Com mais esse marco, reforçamos o impacto socioambiental positivo dos projetos, consolidando nossa contribuição para uma matriz energética mais limpa e acessível”, afirma.
A implantação envolve desafios logísticos, como o transporte de materiais para locais remotos e a necessidade de um planejamento detalhado para garantir a execução eficiente das obras.
Atualmente, a GDSUN possui 73 usinas instaladas em 13 estados brasileiros, com capacidade operacional total de 185 MWp.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].