Nordeste receberá quatro usinas fotovoltaicas com capacidade superior a 12 MWp

Os projetos com previsão para abril de 2025 conta com um investimento de R$ 67 milhões em três estados
Nordeste receberá quatro usinas fotovoltaicas com capacidade superior a 12 MWp
Juntos, os projetos têm capacidade de abastecer entre 6 mil e 7,2 mil residências. Foto: Freepik

Projetos fotovoltaicos com capacidade instalada superior a 12 MWp, suficiente para abastecer entre 6 mil e 7,2 mil residências, serão concluídos até abril de 2025 nos estados da Bahia, Ceará e em Pernambuco.

Com um investimento de R$ 67 milhões, a GDSUN está implementando quatro projetos solares no Nordeste: Caracará (CE), Aliança (PE), Barra do Arará (BA) e Luiz Eduardo Magalhães 2 (BA). 

Com áreas que variam de 42 mil a 99 mil metros quadrados, as usinas foram projetadas para operar com módulos solares, trackers e inversores.

Confira abaixo as características de cada uma delas: 

Caracará (CE): a usina contará com a capacidade instalada de 3.301 MWp em área de 60 mil m², com 5.040 módulos fotovoltaicos e 90 trackers;

Aliança (PE): contará com 2.751 MWp, uma área de 42,3 mil m², além de ser composta por 4,2 mil módulos fotovoltaicos e 120 trackers;

Barra do Arará (BA): terá a capacidade de 2.751 MWp, com área de 60 mil m², além de 4,2 mil módulos fotovoltaicos e 120 trackers.

Luiz Eduardo Magalhães 2 (BA): a UFV contará com 3.301 MWp, uma área de 99,5 mil m², além de 5.040 módulos fotovoltaicos e 168 trackers.

De acordo com Simone Suarez, CEO da GDSUN, cerca de 70 a 120 empregos diretos e indiretos serão gerados ao longo da implantação das plantas solares, envolvendo equipes especializadas em engenharia, logística, suprimentos e construção.

“Com mais esse marco, reforçamos o impacto socioambiental positivo dos projetos, consolidando nossa contribuição para uma matriz energética mais limpa e acessível”, afirma. 

A implantação envolve desafios logísticos, como o transporte de materiais para locais remotos e a necessidade de um planejamento detalhado para garantir a execução eficiente das obras.

Atualmente, a GDSUN possui 73 usinas instaladas em 13 estados brasileiros, com capacidade operacional total de 185 MWp.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcasts. Também atua como produtora do Podcast Papo Solar e dos projetos Solar em 60 e Estude com o Canal.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Mais Noticias

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3