Nova tecnologia de bateria promete grande capacidade de armazenamento

A Innolith planeja comercializar a bateria de alta densidade a partir de uma produção piloto inicial na Alemanha

A empresa suíça Innolith, sediada na cidade de Basel, anunciou o desenvolvimento da primeira bateria elétrica do mundo com densidade de energia superior a 1kWh/kg. A nova tecnologia utiliza um eletrólito inorgânico e não emprega materiais tóxicos ou elementos químicos raros, de acordo com o fabricante.

Ao contrário das baterias convencionais de íons de lítio atualmente muito usadas em veículos elétricos e aplicações de armazenamento de energia, esta nova tecnologia, além da elevada densidade energética, tem a vantagem de ser não inflamável, tornando mais seguro seu uso (especialmente em veículos elétricos). Segundo o fabricante, a motivação do desenvolvimento foi a busca de uma nova bateria não inflamável, sem risco de explosão, com elevada durabilidade e grande capacidade de armazenamento.

A Innolith planeja comercializar a bateria de alta densidade a partir de uma produção piloto inicial na Alemanha, seguida por parcerias de licenciamento com fabricantes de baterias e automóveis, disse Sergey Buchin, CEO da Innolith. A empresa prevê que desenvolvimento e comercialização da bateria vão demorar entre três a cinco anos.

“Acreditamos que esta bateria será adequada para todos os tipos de aplicações de transporte, incluindo carros elétricos e ônibus, e com sua alta densidade de energia também podemos usá-la em drones e outras aeronaves”, afirmou o CEO Sergey Buchin.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal