30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Novo diretor comercial da Aldo Solar revela planos da empresa

Thiago Varanda atua desde 2015 no setor solar, com experiência em integradoras, fabricantes e distribuidoras

Autor: 16 de novembro de 2023Mercado
4 minutos de leitura
Novo diretor comercial da Aldo Solar revela planos da empresa

Thiago Varanda, novo diretor comercial da Aldo Solar. Foto: Aldo Solar/Divulgação

A Aldo Solar anunciou Thiago Varanda como novo diretor comercial da empresa. O profissional conta com mais de 15 anos de experiência no setor de energia, com passagem pelos segmentos de petróleo e gás e nuclear e, especificamente desde 2015, está presente no mercado de energia solar, com atuação em integradoras, EPCistas, fabricantes e distribuidoras.

Segundo a Aldo Solar, Varanda chega para assumir a diretoria comercial, empregando sua capacidade de desenvolver novos negócios e estratégias inovadoras para promover o crescimento sustentável da companhia. Para isso, o profissional utilizará sua formação como mestre em Energias Renováveis pela Universidade Ibero-Americana, sua pós-graduação em Inspeções de Equipamentos e Materiais pelo SENAI e sua formação de analista de Finanças pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Em entrevista ao Canal Solar, Varanda revelou as perspectivas da sua chegada na empresa e os planos da companhia. “É um prazer estar na Aldo pelo que a empresa construiu ao longo dos anos e ainda mais com a chegada do grupo Brookfield, em 2021, e a recente criação da Descarbonize, dona da Aldo Solar e da Sol Agora. É um novo momento para o mercado de geração distribuída e vamos desenvolver soluções e produtos que vão ajudar ainda mais os integradores e os clientes finais”, destacou.

“A Aldo já vem com histórico muito forte junto ao integrador oferecendo soluções monofásicas e trifásicas olhando muito para projetos rooftop. A partir de agora, vamos atender projetos de médio e grande porte na GD (geração distribuída) pois entendemos que o segmento tem muitas oportunidades. A Aldo segue sendo a líder, mas agora uma liderança oferecendo, também, mais soluções”, pontuou Varanda.

“Queremos atender aqueles que vêm com investimentos de usinas, que estão olhando o solar não só pelo âmbito de energia, de crédito ou de construir a usina na sua carga, mas sim procurando como investimento, entendendo que é uma solução financeira”, acrescentou.

Ainda de acordo com ele, a Aldo está desenvolvendo um canal de grandes usinas, “justamente para aquele GD de maior porte que precisa de uma identidade de parceria, de uma recorrência de materiais. A nossa empresa já possui um potencial absoluto, entregando anualmente projetos na casa dos gigas. Isso significa que podemos oferecer uma solução completa e adequada para cada tipo de projeto”, enfatizou.

Varanda ainda ressaltou que a empresa está focada em consolidar sua atuação no mercado brasileiro como distribuidora de equipamentos fotovoltaicos. “Estamos fortalecendo o canal de distribuição. A Aldo é muito forte nisso e pouco se fala. Então, estamos fortalecendo este canal junto aos fabricantes que temos parceria de distribuição”.

O executivo também comentou sobre o segmento de mobilidade elétrica. De acordo com ele, hoje, a Aldo Solar oferece ao mercado brasileiro soluções de carregamento rápido e lento, linha residencial e comercial.

Varanda ainda pontuou a sinergia da energia solar com a eletrificação, uma vez que se torna vantajoso ser o produtor da energia que será utilizada para abastecer o veículo elétrico.

“Se eu tenho um carro elétrico eu procuro ter uma geração de energia. Por exemplo, eu tenho na minha residência meus carregadores porque no momento que eu precisar carregar meu veículo eu tenho condição de ser autônomo. Ou seja, o maior sentido de você ter um carro elétrico é que você possa produzir sua própria energia”, destacou.

Por fim, o novo diretor comercial da Aldo Solar discorreu sobre a presença da empresa na oferta de soluções storage. “Teve a experiência no final de semana em São Paulo em que milhões de pessoas ficaram sem energia. Para isso, temos as soluções em storage, além das soluções on grid, híbridas, off grid e para mobilidade elétrica”, concluiu.

Para Nuno Verças, CEO da Descarbonize, dona das marcas Aldo Solar, Sol Agora e LADO, os números apenas revelam que, mesmo com algumas adversidades enfrentadas pelo setor no primeiro semestre do ano, o potencial da geração distribuída fotovoltaica seguirá em pleno crescimento no Brasil.

“Temos muito para crescer e a chegada do Varanda ao time comercial da Aldo faz parte do nosso plano de fortalecer a força de vendas da empresa. Podemos crescer em diferentes frentes e o Varanda traz uma experiência importante para nós”, explica Verças.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.