Novo polo de capacitação em energia solar é inaugurado no interior de SP

Espaço será utilizado para treinamentos, experimentos acadêmicos e desenvolvimento de soluções fotovoltaicas
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Novo polo de capacitação em energia solar é inaugurado no interior de SP
Foto: Trina Solar/Divulgação

A Trinasolar inaugurou nesta semana seu primeiro Centro de Inovação e Capacitação no Brasil. A unidade foi implantada em parceria com o Instituto de Pesquisa Facense, que conta com o apoio da coordenação do curso de Engenharia Elétrica e do comitê de sustentabilidade do Centro Universitário Facens, em Sorocaba (SP).

O centro tem como objetivo promover a qualificação técnica de profissionais e fomentar a pesquisa aplicada em energia solar. Voltado para instaladores, engenheiros, integradores e estudantes, o espaço irá oferecer treinamentos presenciais e cursos com foco prático e certificação.

A iniciativa prevê ainda a instalação de um sistema fotovoltaico no campus, composto por três linhas de trackers Vanguard 1P e 30 módulos NEG19RC.20, com estimativa de geração anual de 35,7 MWh. O sistema será utilizado como base para experimentos e coleta de dados em atividades acadêmicas.

Para a Trina, o novo centro representa um passo estratégico no fortalecimento da qualificação profissional no setor de energia solar no Brasil. A empresa pretende integrar conhecimento acadêmico à aplicação em campo, conectando estudantes e profissionais a tecnologias de última geração.

“Podemos demonstrar o desempenho de nossas soluções mais avançadas, ao mesmo tempo em que colaboramos com instituições líderes de pesquisa como a Facens”, disse Álvaro García-Maltrás, presidente da empresa na América Latina e Caribe.

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A reitora da Facens, Patrícia Klahr, destacou o impacto da parceria para o desenvolvimento de soluções sustentáveis. “Essa colaboração amplia nossa capacidade de geração de energia renovável e fortalece a formação de uma nova geração de profissionais do setor”, disse.

Já o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Heverton Bacca, enfatizou os benefícios diretos para os alunos. “Os estudantes poderão vivenciar o contato com módulos e trackers, além de desenvolver experimentos com base em dados reais coletados diretamente dos produtos expostos, aplicando o aprendizado em contextos práticos”, explicou.

 

 

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Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

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