7 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,8GW

O que é Triple A e o que representa no setor solar?

Classificação AAA, da PV Tech, é baseada em métricas que incluem capacidade de produção e saúde financeira, por exemplo

Autor: 8 de novembro de 2023Tecnologia e P&D
4 minutos de leitura
O que é Triple A e o que representa no setor solar?

Triple A da PV Tech analisa capacidade financeira e produtiva dos fabricantes de módulos. Foto: Reprodução

Existem no mundo diversos fabricantes de módulos fotovoltaicos, com inúmeras capacidades de produção, diferentes níveis de investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), qualidade de produto e saúde financeira.

Com a crescente demanda por energia solar – a fonte, por exemplo, adicionou pouco mais de 10 GW de capacidade instalada no Brasil somente entre os meses de janeiro e outubro de 2023, mediante o alto volume de fornecedores – é fundamental escolher empresas bem avaliadas em certificações internacionais.

A classificação Triple A (AAA), emitida pela PV Tech em seu relatório PV ModuleTech Bankability Ratings, é uma delas. O estudo é baseado em uma análise abrangente do desempenho de um fabricante em métricas que incluem remessas, capacidade de produção, tecnologia e posição financeira, com a companhia obtendo pontuação alta em cada uma dessas áreas.

A pesquisa, que desde 2013 capta métricas anuais, e partir do último trimestre de 2015 começou a captar métricas trimestrais, é uma ferramenta essencial para todos os investidores, desenvolvedores, EPCistas e proprietários de usinas solares, onde a seleção de fornecedores de módulos é crítica para maximizar o desempenho, a confiabilidade e os retornos de longo prazo do projeto.

Entre as empresas que possuem a classificação AAA, a máxima do ranking, está a JA Solar. Segundo relatório anual de 2022, a receita total da companhia foi de CNY 72,989 bilhões (CNY é o código da moeda chinesa), aumento de 76,72% em relação ao ano anterior, com um lucro líquido atribuível à empresa matriz de CNY 5,533 bilhões, alta de 171,4% em relação a 2021.

Uma das maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo, no final de 2022, a JA ultrapassou 1260 patentes desenvolvidas de forma independente. Além disso, está classificada há vários anos na Fortune China 500, entre as 500 maiores companhias privadas chinesas e entre as 500 maiores globais de novas energias.

Segundo Fernando Castro, country manager da JA Solar no Brasil, o Triple A é muito importante para usinas de GD (geração distribuída) e empreendimentos utilities, pois, além de assegurar a saúde financeira do fabricante de módulo, agrega as seguintes vantagens implícitas :

  • Para os bancos e empresas que irão financiar o projeto garantem que o fornecedor escolhido tenha poder financeiro de fornecer, bem como suprir a demanda do referido projeto sem tornar-se perigosamente dependente, financeiramente, e do ponto de vista de capacidade de produção e caixa;
  • É um garantia adicional que, no caso de raríssimos, mas possíveis problemas no campo que necessitem substituição de módulos, a empresa terá caixa, capacidade financeira e produtiva para substituição dos painéis, sem comprometer o empreendimento.

Mais detalhes sobre o Triple A

Os principais fornecedores globais foram analisados ​​por meio de métricas convertidas em classificações de bancabilidade trimestrais, sendo AAA (mais alta). Segue, abaixo, detalhadamente, quais análises são realizadas:

  • Análise financeira de índices anuais e trimestrais, métricas e pontos fortes gerais de fornecedores de módulos de referência para serem totalmente compreendidos, com segmentação em métricas operacionais como liquidez, alavancagem, dívida, lucratividade, geração de receita e parcela de vendas de negócios de painéis;
  • A análise tecnológica por fornecedor de módulos descreve capacidades internas efetivas por região/tecnologia, fornecimento global de painéis por região final, roteiro tecnológico interno para tipos de módulos de alta eficiência, investimentos por segmento da cadeia de valor e gastos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), por exemplo;
  • Extensas análises de pesquisa e comentários do fornecedor do painel, explicando tendências ascendentes/descendentes em todos os parâmetros de fabricação e saúde/posição financeira, com foco específico na estratégia de fornecimento de módulos e nos fatores de risco envolvidos.

Outros diferenciais da JA Solar

Além de ter a classificação AAA da PV Tech, a JA Solar, entre 2014 e 2022, foi apontada como “Top Performer” pela PVEL, uma das principais organizações independentes de testes fotovoltaicos terceirizados do mundo.

No total, os módulos da companhia possuem nove certificações no mercado fotovoltaico. Entre elas estão as classificações recebidas pela PV Tech, RETC, PVEL, EUPD Research, TUV SÜD, UL Solutions, BNEF, ETL da Intertek e o selo do Inmetro.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.