2 de agosto de 2021

Carrinho

O que é uma estação solarimétrica padrão EPE?

Saiba quais são os instrumentos que este equipamento deve ter segundo o regulamento da EPE

Autor: 2 de junho de 2020outubro 28th, 2020Artigos técnicos
O que é uma estação solarimétrica padrão EPE?

No Brasil, é obrigatório, para projetos de usinas solares de grande porte que se destinam à venda de energia em leilões, o uso de estações equipadas com pelo menos um piranômetro de irradiância global.

As exigências e especificações dos instrumentos são determinadas pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), uma autarquia do Governo Federal.

O documento EPE-DEE-RE-065/2013 de 23/03/2016, intitulado “Instruções para solicitação de cadastramento e habilitação técnica com vistas à participação nos leilões de energia elétrica”, determina quais requisitos devem ser atendidos para a habilitação de projetos de usinas fotovoltaicas nos leilões de energia elétrica promovidos pelo governo.

A empresa ou o investidor que planeja construir uma usina solar e vender sua energia em leilão deve antecipar-se fazendo um estudo obrigatório do potencial de geração da usina.

É necessária a medição obrigatória da irradiância solar do terreno durante um período mínimo de 12 meses.

Os dados coletados pela estação solarimétrica devem ser inseridos em programas de computador para a simulação de sistemas fotovoltaicos, com a finalidade de estimar a produção de energia da futura usina, para que o empreendimento possa ter uma garantia firme de entrega de energia.

Estação solarimétrica padrão EPE. Fonte: Romiotto Instrumentos de Medição

Estação solarimétrica padrão EPE. Fonte: Romiotto Instrumentos de Medição

De acordo com o regulamento da EPE, a estação solarimétrica deve possuir no mínimo os seguintes instrumentos:

  • dois piranômetros de Classe I ou superior conforme a norma ISO 9060:1990, para a medição da irradiação global horizontal;
  • um anemômetro (para a medição da velocidade do vento);
  • um higrômetro (para a medição da umidade relativa do ar) e;
  • um termômetro (para a medição da temperatura do ar).

Existem empresas especializadas no fornecimento desse tipo de estação solarimétrica, já com todos os instrumentos e equipamentos necessários para o funcionamento, incluindo caixa com datalogger, torre, módulo fotovoltaico de alimentação remota e bateria de reserva.

Referências


Canal Solar

Canal Solar

Redação do Canal Solar

Comentar