No Brasil, é obrigatório, para projetos de usinas solares de grande porte que se destinam à venda de energia em leilões, o uso de estações equipadas com pelo menos um piranômetro de irradiância global.
As exigências e especificações dos instrumentos são determinadas pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), autarquia do Governo Federal.
O documento EPE-DEE-RE-065/2013 de 23/03/2016, intitulado “Instruções para solicitação de cadastramento e habilitação técnica com vistas à participação nos leilões de energia elétrica”, determina quais requisitos devem ser atendidos para a habilitação de projetos de usinas fotovoltaicas nos leilões de energia elétrica promovidos pelo governo.
A empresa ou o investidor que planeja construir uma usina solar e vender sua energia em leilão deve antecipar-se fazendo um estudo obrigatório do potencial de geração da usina. É necessária a medição obrigatória da irradiância solar do terreno durante um período mínimo de 12 meses.
Veja como fazer a modelagem do telhado de uma residência e a distribuição dos módulos fotovoltaicos
Os dados coletados pela estação solarimétrica devem ser inseridos em programas de computador para a simulação de sistemas fotovoltaicos, com a finalidade de estimar a produção de energia da futura usina, para que o empreendimento possa ter uma garantia firme de entrega de energia.
De acordo com o regulamento da EPE, a estação solarimétrica deve possuir no mínimo os seguintes instrumentos:
- dois piranômetros de Classe I ou superior conforme a norma ISO 9060:1990, para a medição da irradiação global horizontal;
- um anemômetro (para a medição da velocidade do vento);
- um higrômetro (para a medição da umidade relativa do ar), e;
- um termômetro (para a medição da temperatura do ar).
Existem empresas especializadas no fornecimento desse tipo de estação solarimétrica, já com todos os instrumentos e equipamentos necessários para o funcionamento, incluindo caixa com datalogger, torre, módulo fotovoltaico de alimentação remota e bateria de reserva.
Referências
- “Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações”, Marcelo Gradella Villalva, 3a Edição, 2020 (no prelo)
- Romiotto Instrumentos de Medição
Uma resposta
Canal interessante!
Gostaria de mais informações sobre o que ele oferece.