[gtranslate]

OAB-SP abre novos editais para construção de usinas solares no Estado

Objetivo da instituição é que todas as casas da advocacia sejam 100% abastecidas por energia renovável até o final de 2025
A primeira usina da OAB, instalada em Três Fronteiras. Foto:OAB-SP/Divulgação

A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo) lançou neste mês, no diário eletrônico da Instituição, quatro novos editais para a construção de usinas de geração de energia solar para abastecer as unidades da Ordem em diferentes regiões do Estado.

Esses projetos estão alinhados com as diretrizes do Curso de Usinas Solares de Grande Porte do Canal Solar, que capacita profissionais para liderarem grandes empreendimentos no setor de energia solar.

O objetivo da Instituição é que todas as casas da advocacia sejam 100% abastecidas por energia renovável até o final de 2025. “O valor total do projeto é baixo se considerarmos os benefícios em médio prazo”, projeta Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro da seccional.

Os novos editais visam a construção de dez usinas que atenderão 185 pontos de atendimento da OAB. 

As empresas especializadas que forem contratadas farão a análise dos locais disponíveis para a instalação das usinas, bem como projeto de infraestrutura, instalação de equipamentos e funcionamento.

Ao todo, serão 18 novas usinas até o final de 2025 que possibilitarão atendimento a mais de 500 pontos da instituição que vai gerar economia de R$ 2,25 milhões ao ano. 

“Os quatro novos editais representam cerca de 40% dos pontos de atendimento que vamos beneficiar com este projeto. Além da grande economia financeira, muito importante para que se possa investir em outras áreas e garantir mais benefícios à advocacia paulista, essa é uma medida fundamental para contribuirmos com a preservação do meio ambiente”, destaca Sá Domingues.

As empresas que ganharem a solicitação terão que indicar o melhor modelo de micro ou miniusina. 

Projetos fotovoltaicos começaram em 2023

O projeto de transição energética da OAB SP começou em março de 2023, com a construção de uma usina-piloto na colônia de férias da instituição, na cidade de Três Fronteiras, perto da divisa com o Mato Grosso do Sul. 

Desde o início do seu funcionamento, a usina já gerou mais de 112.000 MWh, uma economia de mais de R$ 12 mil por mês. 

Além das usinas que serão instaladas, seis Subseções da OAB SP possuem geração própria de energia solar: Aguaí, Miracatu, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Tatuí e Teodoro Sampaio. 

Nessas localidades, os painéis solares suprem a demanda das Subseções, mas não geram energia para a rede de distribuição.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Viviane Lucio
Viviane Lucio
Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal